A partir desta terça-feira, 6 de maio, os guichês tradicionais das estações do metrô de Belo Horizonte deixarão de vender bilhetes unitários. A medida faz parte de um processo de modernização da bilhetagem e pretende oferecer alternativas mais ágeis e tecnológicas para os passageiros.
Com a nova regra, os usuários contarão com três formas principais de adquirir suas passagens:
Totens de autoatendimento: Instalados em todas as 19 estações, os equipamentos permitem a compra de até quatro bilhetes por vez, com validade de dez dias. Os pagamentos podem ser feitos via PIX, cartões (crédito e débito), além de dinheiro em espécie (moedas e cédulas).
Cartões com tecnologia por aproximação: Os validadores instalados nas catracas aceitam pagamento direto com cartões bancários compatíveis com a função contactless.
Aplicativo para celular: Também é possível gerar um bilhete digital via aplicativo, com pagamento realizado por PIX ou cartão de crédito. O QR Code gerado deve ser escaneado na entrada das estações.
Apesar da mudança, algumas bilheterias continuarão funcionando com um novo foco: recarga dos cartões de transporte integrados BHBus e Ótimo. O serviço permanecerá ativo em sete estações (Eldorado, Gameleira, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Minas Shopping), de segunda a sexta-feira, entre 5h15 e 23h, com exceção dos feriados.
Durante a adaptação, equipes de apoio estarão nas estações para orientar os usuários e esclarecer dúvidas sobre os novos métodos de acesso ao metrô.
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