Home Brasil Surto de gripe aviária faz nove países e União Europeia suspenderem compra de frango do Brasil

Surto de gripe aviária faz nove países e União Europeia suspenderem compra de frango do Brasil

18 de maio de 2025, 12h15 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, nove países e a União Europeia anunciaram a suspensão das importações de carne de frango brasileira.

Entre os países que adotaram proibição total estão China, Coreia do Sul, México, Chile, Uruguai, Argentina e o bloco europeu. Já Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos decidiram impor restrições apenas às áreas atingidas pelo surto.

A China, principal destino do frango brasileiro, interrompeu temporariamente as compras por 60 dias, afetando cerca de 14% das exportações do setor. O Japão, que tem no Brasil seu maior fornecedor da proteína, bloqueou as importações provenientes do Rio Grande do Sul. A União Europeia seguiu diretrizes sanitárias e ampliou as limitações a todo o território nacional.

As autoridades brasileiras informaram que o vírus H5N1 não se transmite pelo consumo de carne ou ovos e que o risco para humanos é considerado reduzido. O governo está buscando acordos com os países afetados para restringir os embargos apenas às regiões comprometidas, evitando prejuízos generalizados ao setor.

Especialistas alertam que, caso as restrições persistam, as exportações nacionais de carne de frango podem ter uma retração de até 20%, o que impactaria fortemente uma das principais cadeias do agronegócio brasileiro.

Foto: Shiraaz Mohammed.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário