Home ALMG Assembleia de Minas celebra Dia dos Direitos Humanos

Assembleia de Minas celebra Dia dos Direitos Humanos Data internacional foi fixada em decorrência da Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 1948.

9 de dezembro de 2019, 18h01 | Por Carlos Lindenberg

by Carlos Lindenberg

Nesta terça-feira (10/12/19), Dia Internacional dos Direitos Humanos, a data será lembrada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos. A reunião acontecerá no Plenarinho III da ALMG, a partir das 9 horas.

O requerimento para realização da audiência pública é de autoria da presidenta da comissão, deputada Leninha (PT), e da vice-presidenta, deputada Andréia de Jesus (Psol). No documento, as parlamentares lembram que o Dia Internacional dos Direitos Humanos decorre da data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

“Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação”, afirmam as deputadas, em seu requerimento.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pelas Nações Unidas em reunião realizada em Paris (França). Em 1950, a Organização das Nações Unidas (ONU) convidou todos os seus países membros a marcar 10 de dezembro como o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Criada pouco depois da Segunda Guerra Mundial, quando o colonialismo das grandes potências ocidentais era cada vez mais questionado, a Declaração Universal buscou um novo rumo para as relações entre pessoas e povos, que se afastasse da violência. Outro objetivo foi criar uma base para a construção e consolidação dos direitos humanos em todo o mundo.

A Declaração Universal, em conjunto com o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e seus dois Protocolos Opcionais (sobre procedimento de queixa e sobre pena de morte) e com o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e seu Protocolo Opcional, formam a chamada Carta Internacional dos Direitos Humanos.

Uma série de tratados internacionais de direitos humanos e outros instrumentos adotados desde 1945 expandiram o corpo do direito internacional dos direitos humanos. Eles incluem a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio (1948), a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1965), a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (1979), a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), entre outras.

Fonte: ALMG
Foto: ALMG

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário