O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump fez nesta quarta-feira (8) um pronunciamento sobre o ataque a bases americanas feito pelo Irã. Ele disse que não houve grandes danos às bases e nenhuma vítima. E anunciou novas sanções econômicas contra o Irã.
“Os Estados Unidos vão imediatamente impor novas sanções econômicas ao Irã. Essas sanções continuarão até que o regime do Irã mude sua posição”, disse Trump. Ele não especificou quais devem ser as medidas.
Em tom ameno, Trump falou que não quer guerra mas atacou ao dizer que o regime do Irã financia organizações terroristas ao redor do mundo e orquestrou diversos ataques contra os EUA e seus aliados no passado. Trump disse ainda que o Irã deve abandonar suas pretensões nucleares e conclamou outros países, como Reino Unido e Alemanha, a pressionar o governo iraniano.
Trump disse também que os EUA, “é independente e não precisa do petróleo do Oriente Médio”. Trump enfatizou ainda o poder militar americano, mas disse que não pretende usá-lo.
Novo tom
No discurso, Trump disse ainda que EUA e Irã podem trabalhar juntos para eliminar o Estado Islâmico, um inimigo comum dos dois países. Ele disse ainda que espera trabalhar com o governo iraniano para que o país tenha um “futuro próspero”.
Na noite de terça (7) – madrugada de quarta (8) no horário local, duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas foram atingidas por mísseis iranianos.
Desde os bombardeios, o Conselho de Segurança Nacional dos EUA se mobilizou e ficou toda a manhã de hoje reunido na Casa Branca, conforme o noticiário internacional.
As tensões entre EUA e Irã se intensificaram após os ataque das bases americanas no Iraque que levou à morte do líder iraniano, Qasem Soleimani.
Foto: Reprodução/Youtube