Home Chuvas Defesa Civil declara situação de emergência em BH e Contagem

Defesa Civil declara situação de emergência em BH e Contagem Minas Gerais vive um momento delicado devido às fortes chuvas neste início de ano. Pelo menos 24 cidades já decretaram estado de emergência por conta dos danos, entre elas, Belo Horizonte e Contagem. Chuvas previstas pela meteorologia para esta quinta, dia 23, e sexta-feira, 24 tem estimativa de volume superior a 100 milímetros e deve cair na capital em apenas um dia.

23 de janeiro de 2020, 10h00 | Por Lena Alves

by Lena Alves

A Defesa Civil nacional declarou situação de emergência nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Contagem. O anúncio feito na noite dessa quarta-feira (22), possibilita que verbas federais cheguem mais rápido , como noticiado ontem pelo blog na recuperação de trechos de avenidas de BH e Contagem.

Algumas cidades de Minas vem sofrendo com fortes chuvas há mais de 15 dias. Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, as chuvas vêm ocasionando inundações. No último domingo, feirantes de Contagem, foram surpreendidos com a força da água e tiveram suas mercadorias perdidas.

Felizmente ninguém morreu, mas eles ainda contabilizam prejuízos causados por temporal no último domingo (19). A chuva levou barracas e produtos, além de colocar a população em risco.

A declaração da situação de emergência permite às administrações municipais o acesso a recursos federais.

As verbas podem ser utilizadas em assistência, reconstrução de estruturas prejudicadas e retomada de serviços públicos.

Para obter o auxílio federal, os municípios devem elaborar um plano de trabalho detalhando as necessidades. Diante da demanda, a Defesa Civil nacional realizará uma análise e definirá quais pleitos serão atendidos e o montante que será destinado para essa finalidade.

A previsão é que o volume de chuvas seja intenso nos próximos dois dias. Chuvas previstas pela meteorologia para esta quinta, dia 23, e sexta-feira, 24 tem estimativa de volume superior a 100 milímetros e deve cair na capital em apenas um dia.

O governador Romeu Zema (Novo), juntamente com coordenador-adjunto de Defesa Civil, o tenente-coronel Flávio Godinho, e o chefe do Gabinete Militar, coronel Rodrigo Rodrigues, destacaram  ações de prevenção e de resposta às ocorrências do período chuvoso.

Seundo o governo de Minas Gerais, um plano integrado foi montado para monitorar áreas de risco e emitir alertas à população.

A Defesa Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte orientou a população a evitar áreas de inundação e a tomar cuidado com a água, fugindo de áreas alagadas.

Os informes poderão ser encaminhados por SMS (o morador deve enviar uma mensagem para 40199 pra receber) ou pelos perfis da defesa civil nas redes sociais (@defesacivilbh).

Plano emergencial prefeitura 

A prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta quarta-feira (22), adoção de um plano emergencial diante das fortes chuvas. Foram definidos onze pontos na cidade para os quais serão direcionados equipamentos e estrutura de apoio.

Serão enviados para os locais indicados 34 caminhões, 12 carregadeiras, cinco escavadeiras, 13 retroescavadeiras, além de tratores, caminhões prancha e jatos de água. Equipes do Serviço de Limpeza Urbana serão encaminhadas para coleta dos resíduos.

Segundo a prefeitura, caso indivíduos ou famílias fiquem desabrigadas, a Secretaria de Assistência Social estará disponível para prestar atendimento. Foram reservadas vagas em pousadas com vistas à realocação nessa hipótese.

Equipes da BHTrans farão a reserva de áreas nas vias públicas para os equipamentos, que serão monitorados pela Guarda Civil Municipal. Haverá sinalização proibindo o estacionamento e trânsito de veículos nos locais.

Força-tarefa

O prefeito Alexandre Kalil transferiu seu gabinete para o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte, COP-BH, nesta quinta e sexta, para acompanhar as ações. A força-tarefa montada pela Prefeitura de Belo Horizonte vai monitorar a evolução climática na cidade nos próximos dois dias. O objetivo segundo o prefeito, é intensificar o trabalho preventivo e agir em caso de necessidade.

Já a prefeitura de Contagem montou postos itinerantes de atendimento em saúde e vacinação nos locais onde a inundação foi mais forte. Famílias atingidas estão sendo cadastradas em um programa local de moradia.

O prefeito, Alex de Freitas (sem partido), admitiu que o problema foi ocasionado pela ausência de obras de macrodrenagem.

Veja abaixo quais são os onze pontos da cidade que receberão equipamentos da Prefeitura de BH a partir da manhã de quinta-feira, dia 23:

  • COP-BH
  • Praça 1º de Maio próximo à estação São Gabriel
  • avenida Cristiano Machado com Via 240, próximo à Estação São Gabriel
  • avenida Vilarinho com Álvaro Camargos
  • avenida Teresa Cristina com Via 210
  • avenida Bernardo Vasconcelos
  • avenida Francisco Sá
  • avenida Prudente de Morais
  • avenida Otacílio Negrão de Lima
  • avenida Silva Lobo
  • avenida Silviano Brandão com Pitangui

Com Agências
Foto: Ramon Bittencourt

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário