O temporal que atingiu a Grande BH na noite desta terça-feira (28) voltou a alagar ruas e avenidas. A Defesa Civil registrou chuva extremamente forte em quatro regiões da capital mineira. Registros de moradores do bairro Lourdes, um dos bairros afetados pela chuva mostram ruas e avenidas alagadas.
Quem estava neste restaurante na Rua Barbara Heliodora presenciou carros sendo arrastados.
Os registros vieram de toda parte, no Salgado Filho proximo avenida Tereza Cristina que ainda se recupera das chuvas da semana passada e voltou a ficar submersa a energia elétrica faltou em parte do bairro.
Uma enxurrada dexou pessoas sem condições de atravessar a aenida Prudente de Morais, tambem na região Centro-sul de BH, e ruas do bairro Sion alagaram. Este vídeo, moradores desse prédio ficaram em apuros por conta de cilindros de gás que estouraram. Segundo a Polícia Militar, o prédio foi evacuado antes da invasão da água.
Até um shopping do bairro Belvedere não resistiu à força da água dando susto nos frequentadores que estavam no local. Durante o temporal, parte da estrutura do teto do BH Shopping, desabou. Clientes e lojistas estavam no local quando o gesso começou a cair. O vídeo mostra o momento do desabamento. Assista abaixo:
A Defesa Civil de Minas Gerais publicou um comunicado às 22h pedindo que a população evite transitar pelas avenidas Tereza Cristina, Mário Werneck, Úrsula Paulino e Prudente de Morais.
Defesa Civil Municipal alertou para riscos de transbordamento do Ribeirão Arrudas e do Córrego do Feijão. A Avenida Nossa Senhora do Carmo também ficou interditada nesta noite. O órgão registrou o acumulado de chuva da noite.
A Vale informou em nota das 23h50 que todas suas barragens não registrou nível de alerta e que os locais estão sendo monitorados permanentemente.
Precipitação acumulada (mm) no dia 28/01/2020 de 19h até 22h10.
- Venda Nova: 0.2
- Pampulha: 10.6
- Nordeste: 18.2
- Norte: 4.2
- Leste: 56.0
- Noroeste: 41.2
- Oeste: 101.6
- Barreiro: 132.8
- Centro-Sul: 175.6
Chuvas no estado
Em Ibirité, na Vila ideal, também chove forte. A água começou a entrar nas casas na Rua Santa Luzia. Daniela Aparecida, moradora do local, está com oito crianças em casa e teme que a enchente possa aumentar. “Quando chove, os bueiros enchem rápido, a rua alaga e a água começa a entrar nas casas”, disse.
A Vila Ideal foi uma das regiões atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Quatro pessoas morreram na região após um desabamento. No vídeo abaixo, enviado por Daniela, é possível ver seu marido tirando a água de dentro da casa.
Também choveu forte em Conselheiro Lafaiete. Moradores da cidade foram surpreendidos pela força da enxurrada que surgiu durante a tempestade.
Com: G1
Vídeos: WhatsApp/Divulgação
Foto: Marcia Maria Cruz/EM/D.A Press e Marcos Vieira/EM/D.A Press