Home Belo Horizonte Chuva forte e risco geológico voltam a assustar Minas Gerais nesta quarta-feira

Chuva forte e risco geológico voltam a assustar Minas Gerais nesta quarta-feira No mês passado o número de mortos em Minas por conta da chuva chegou a 56 em uma semana. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu hoje (5), mais um alerta de risco geológico.

5 de fevereiro de 2020, 09h48 | Por Lena Alves

by Lena Alves

Voltou a chover forte em Minas Gerais na manhã desta quarta-feira (5) e na Capital.  A Defesa Civil do município   intensificou o risco geológico por causa de desabamento e desmoronamento –  já que o solo que ainda está enchargado devido as chuvas intensas de janeiro. Em Belo Horizonte chuvarada de hoje  foi registrada em todas as regiões esta manhã segundo o órgão . Até as 7h30, chovia forte nas regiões do Barreiro, Nordeste, Centro-Sul e de Venda Nova.

A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou ontem um alerta de chuva intensa acompanhadas de raios para o dia de hoje. O Estado amanheceu com fortes chuvas e pancadas em várias cidades.Não há registro de ocorrência grave até o momento.

O Instituto Nacional de Meteorologia registra que o ar continua úmido e abafado sobre o Estado nesta quarta com sensação de calor. O dia é de alerta para temporais em quase todas as regiões de Minas. No Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha o risco é menor, segundo o Instituto.

Há previsão de períodos com sol, mas sempre com muitas nuvens. Pancadas de chuva com raios devem ocorrer sobre todas as regiões de Minas, principalmente durante à tarde e noite. Na região do Sul de Minas, da Grande Belo Horizonte e no Noroeste Mineiro, a possibilidade é de chova durante toda a manhã.

As condições para chuva tendem a aumentar sobre Minas Gerais no decorrer da semana e várias regiões do estado poderão sofrer com temporais. A chuva pode cair forte novamente inclusive sobre a Grande Belo Horizonte, que ainda convive com os grandes estragos feitos pela chuva extrema de janeiro de 2020.

Chove forte agora em Contagem, Nova Lima, Raposos, Sabará, São Sebastião das Águas Claras de acordo com o mapa.

Tempo BH

Em Belo Horizonte a terça-feira tem previsão meteorológica indicando que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 19°C, a máxima estimada é de 31°C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 45% à tarde.

Risco geológico

Chuvas aumentam o risco de quedas de muros, deslizamentos e desabamentos em Belo Horizonte até sábado (8). Redobre a sua atenção!

Recomendações da Defesa Civil:

  • Coloque calha no telhado da sua casa.
  • Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta.
  • Não despeje esgoto nos barrancos.
  • Não faça queimadas.

Sinais de que deslizamentos podem acontecer:

  • Trinca nas paredes.
  • Água empoçando no quintal.
  • Portas e janelas emperrando.
  • Rachaduras no solo.
  • Água minando da base do barranco.
  • Inclinação de poste ou árvores.

Em recuperação

Minas Gerais ainda se recupera da intensidade de água que provocou deslizamentos, enxurradas e enchentes e 56 mortes em dois dias e 196 cidades em várias regiões do Estado que ainda estão em situação de emergência por causa da chuva do mês passado. Todos esses decretos já foram reconhecidos pelo governo federal.medida vale por 180 dias e possibilita ações mais céleres para a recuperação dos estragos e auxílio à população. Todos os órgãos estaduais estão autorizados a atuar nos trabalhos sob coordenação da Defesa Civil de MG.

Com: Defesa Civil e Immet

Foto: Jair Amaral/EM/DA Press 

Vídeo: Pedro Rocha 

 

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário