Home Minas Gerais Convênio com Fapes e Fapemig viabiliza pesquisas epidemiológicas e sanitárias

Convênio com Fapes e Fapemig viabiliza pesquisas epidemiológicas e sanitárias Edital prevê a realização de estudos na área atingida pelo rompimento da barragem de Fundão

19 de fevereiro de 2020, 12h13 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Fundação Renova

A Fundação Renova e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com interveniência da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e dos Governos dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, firmaram um convênio de cooperação técnica para selecionar projetos de pesquisa, ensino e extensão para traçar perfil epidemiológico e sanitário, retrospectivo, atual e prospectivo dos moradores de Mariana até a foz do Rio Doce. O principal objetivo do convênio é avaliar os riscos e as correlações decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), e responder às demandas do poder público e da população atingida em relação aos possíveis impactos.

A Fapes e a Fapemig serão responsáveis pela elaboração do edital de seleção dos projetos de pesquisa no Espírito Santo e em Minas Gerais. Caberá à Fundação Renova disponibilizar um total de R$ 15 milhões às instituições de pesquisa para a realização dos estudos previstos que vão incluir os temas: epidemiologia, saúde mental, saúde do trabalhador e toxicologia. O edital de chamada para as instituições interessadas em participar do processo seletivo deve ser publicado nos próximos meses.

Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário