Por ALMG
A troca de experiências e o conhecimento de ações bem-sucedidas no enfrentamento à Covid-19 foram alguns dos temas tratados durante reunião virtual entre presidentes de Legislativos estaduais de todo o País, ocorrida nesta segunda-feira (25/5/20). O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou das discussões por videoconferência.
A reunião, voltada a debater a atuação dos Parlamentos estaduais no contexto da pandemia, foi convocada pelo presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil e da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira.
No encontro, Agostinho Patrus destacou a pronta atuação do Legislativo mineiro, desde o início do período de pandemia, além de lembrar da plataforma desenvolvida pelos servidores da Casa, que permite a realização das votações de forma remota e segura pelos deputados mineiros.
Ainda segundo o presidente da ALMG, a atuação das Assembleias Legislativas tem sido determinante na construção de alternativas e soluções neste momento delicado.
“O diálogo entre dirigentes estaduais é uma ótima oportunidade para falarmos da nossa atuação diante dos desafios atuais e de projetos futuros do Parlamento. A troca de informações neste momento de pandemia é de fundamental importância para que ações de combate ao coronavírus sejam cada vez mais assertivas e cumpram o seu papel principal: atender à população”, lembrou Agostinho Patrus.
Além do presidente da Alego, Lissauer Vieira, e da presidenta da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputada Ivana Bastos, participaram os seguintes presidentes de Assembleias Legislativas: Júlio Garcia (Santa Catarina), Ademar Traiano (Paraná), Cauê Macris (São Paulo), Jalser Renier (Roraima), Luciano Bispo (Sergipe), Ernani Polo (Rio Grande do Sul), Nelson Leal (Bahia), Rafael Prudente (Distrito Federal), José Sarto (Ceará), Paulo Correa (Mato Grosso do Sul) e Eriberto Medeiros (Pernambuco), além de representantes dos Legislativos de Mato Grosso e Rio Grande do Norte.