Home Minas Gerais ALMG e TRE firmam acordo para estimular votos nas eleições

ALMG e TRE firmam acordo para estimular votos nas eleições Assembleia assinou acordo com o Tribunal Regional Eleitoral para divulgar as ações de segurança contra a Covid-19 que vão ser adotadas no dia da votação.

15 de outubro de 2020, 15h42 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) firmou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), nesta quinta-feira (15), para desenvolver ações que estimulem a participação da população nas eleições deste ano. Estiveram presentes na solenidade, sediada no próprio Legislativo, em Belo Horizonte, o presidente da Casa, o deputado estadual Agostinho Patrus (PV), e o presidente do órgão, o desembargador Alexandre Carvalho.

A cooperação no projeto chamado de “Parceiros da Democracia” foi anunciada durante evento na sede da ALMG, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Ao passar a fazer parte da iniciativa, a Assembleia se propõe a divulgar campanhas publicitárias que vão tirar dúvidas da população sobre o dia da votação e mostrar os cuidados que vão ser tomados pela Justiça Eleitoral para evitar a proliferação do novo coronavírus.

“Aqueles que se abstém, ou aqueles que não votam, ou votam em branco, contribuem para que o processo seja menos representativo. Abrir mão de votar é esquivar-se da responsabilidade individual de ser representado e da responsabilidade coletiva acerca da construção de políticas públicas. Me preocupa muito os números dos últimos anos, em 2018 foi registrada a maior abstenção, em torno de 20,3%, maior percentual nos últimos 22 anos. Esta porcentagem significa que quase 30 milhões de eleitores não compareceram. Portanto, este também é um dos motivos dessa iniciativa”, disse Agostinho Patrus.

Segundo o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE-MG, além da ALMG, a Justiça Eleitoral já conta com o apoio do Governo de Minas Gerais, Cemig (Companhia de Energia Elétrica de Minas), Tribunal de Justiça de Minas Gerais e do Tribunal Regional do Trabalho.

“Tenho certeza que as ações a serem realizadas por essa respeitada e nobre Casa Legislativa nos ajudarão imensamente a reforça a importância do voto e tranquilizar os eleitores mineiros quanto Às medidas de segurança que estão sendo adotadas. O TSE, o TRE-MG e cada uma das 304 zonas eleitorais do estado estão se desdobrando para garantir a saúde de todos, mas a colaboração de cada um é muito importante para termos umas eleições tranquilas e seguras”, afirmou Alexandre.

O presidente do TRE destacou, ainda, que a votação vai começar uma hora mais cedo, acontecendo das 7h às 17h para evitar aglomerações. A identificação por biometria não será usada neste ano. Além destas medidas, Carvalho destacou que ainda é importante o apoio da população.

Neste ano, não haverá identificação biométrica dos eleitores. O primeiro turno das eleições municipais deste ano será realizado em 15 de novembro. O segundo, caso necessário, ocorrerá no dia 29 do mesmo mês.

Foto: Willian Dias

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário