Por DCM
Celso Amorim, assessor de Assuntos Internacionais do Governo Federal, anunciou que Lula não deve participar da posse de Javier Milei, presidente eleito da Argentina, no dia 10 de dezembro. Em entrevista, ele disse não saber quem será o representante brasileiro no evento.
“Eu não sei quem vai representar o Brasil. Creio que ele [Lula] não irá. Pelo que eu conheço do presidente, tendo sido objeto de ofensas pessoais, é muito difícil ele ir. Independentemente de outros convites que o presidente eleito Milei tenha feito, eu acho que ele não deve ir”, afirmou à GloboNews.
Em entrevista no início deste mês, Milei atacou Lula e disse que não se reuniria com ele. Durante conversa com o jornalista peruano Jaime Bayly, o então candidato chamou o petista de “comunista” e “corrupto” ao ser questionado sobre políticos de outros países.
Apesar da ofensa e da recusa de Lula, Amorim aponta que o Brasil deve manter as “relações de Estado” com o país vizinhos. “São relações muito sólidas, importantes. Relação de grande porte”, prossegue o assessor, destacando que existem parcerias comerciais e estratégicas entre as nações.
Ele diz que a relação entre os países foi responsável pela criação do Mercosul, que hoje conta com outras nações, como Uruguai e Paraguai. “O próprio Mercosul está na raiz de outros processos de integração mais amplos dentro da região”, finaliza Amorim.
Ao ser questionado se Lula vai ou não na posse de Javier Milei no próximo dia 10 na Argentina, Celso Amorim diz que o presidente do Brasil não participará da cerimônia. “Creio que não irá(…) tendo sido objeto de ofensas pessoais”. Assessor especial do governo fala sobre… pic.twitter.com/0xab9s1jbT
— GloboNews (@GloboNews) November 20, 2023
Milei venceu o peronista Sergio Massa por 55% a 44%. O presidente eleito já conversou com o atual mandatário do país por telefone na manhã de hoje e deve se reunir com ele pessoalmente ainda hoje.
O ex-presidente Jair Bolsonaro disse ter sido convidado para a posse de Milei, mas não confirmou se participará do evento. “Recebi agora telefonema de Javier Milei, onde o cumprimentei pela vitória, bem como fui convidado para sua posse. Hoje a Argentina representa muito para todos aqueles que amam a democracia e respiram liberdade”, anunciou.
Foto: Reprodução/GloboNews