Home Brasil Após boatos, José Múcio nega saída do Ministério da Defesa

Após boatos, José Múcio nega saída do Ministério da Defesa Ministro está sob pressão desde atos violentos do fim de semana, mas tem apoio do Planalto

11 de janeiro de 2023, 09h18 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por Poder360

O ministro da Defesa, José Múcio, negou na noite de 3ª feira (10.jan.2023) que irá renunciar ao cargo. “É completamente falsa a informação que circula nas redes sociais”, declarou.

O comentário foi em resposta a boatos que circulam na internet. O deputado federal André Janones (Avante-MG) está entre os que compartilharam a informação. “Ministro da Defesa José Múcio deve entregar sua carta de renúncia nas próximas horas”, tuitou na noite de 3ª feira (10.jan).

Pouco mais de meia hora depois, escreveu: “Recebi a informação da renúncia do ministro de fonte que, até aqui tem se mostrado segura e confiável. Todavia, o ministro José Múcio nega que irá renunciar”.

Em entrevista a jornalistas depois de sua posse no governo, na semana passada, Múcio disse que tinha amigos e familiares acampados no QG do Exército. Na ocasião, afirmou tratar-se de “uma manifestação da democracia” e avaliou que acabaria em breve.

“A gente tem que entender que nem todos os adversários são inimigos. Eu acho que daqui um pouquinho aquilo vai se esvair e chegar a um lugar que todos nós queremos”, disse o ministro da Defesa na saída do evento.

Fala foi mal vista por integrantes do próprio governo e ganhou repercussão depois dos ataques às sedes dos Três Poderes, no domingo (8.jan).

Apesar de avaliar internamente que o ministro da Defesa errou na avaliação sobre a possível desmobilização pacífica dos acampamentos de extremistas de direita, o Planalto unificou o discurso para protegê-lo.

Conforme apurado pelo Poder360, há 2 fatores relevantes para que o ministro seja mantido:

  • sua eventual saída seria considerada uma vitória dos extremistas e enfraqueceria um governo que tenta demonstrar força;
  • o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem um substituto. Foi difícil encontrar um perfil como o de Múcio para o cargo –com histórico conservador e bom trânsito político da esquerda à direita, incluindo com os militares. Também avalia-se que o ministro fez “um favor” ao aceitar o posto, pois estava muito bem posicionado na iniciativa privada.

Leia a nota emitida pela equipe de Múcio:

“O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, informa que não pediu renúncia do cargo. É completamente falsa a informação que circula nas Redes Sociais.”

Foto: Sérgio Lima/Poder360

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário