Home Brasil Após revelação de conversas sobre golpe, Exército suspende nomeação de militar para posto diplomático nos EUA

Após revelação de conversas sobre golpe, Exército suspende nomeação de militar para posto diplomático nos EUA

16 de junho de 2023, 16h08 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por G1

Envolvido em conversas com o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, sobre um plano de um golpe do Estado, o coronel Jean Lawand Junior teve sua nomeação para um posto diplomático nos Estados Unidos suspensa pelo comandante do Exército, Tomás Paiva.

A decisão foi tomada durante reunião do comandante-geral com o presidente Lula e o ministro da Defesa, José Múcio.

A Polícia Federal encontrou no celular de Mauro Cid diversas mensagens trocadas entre o ex-ajudante de ordens e o coronel Lawand Junior, falando sobre a decretação de um golpe no país.

Em algumas das mensagens, o coronel diz a Mauro Cid que Bolsonaro “não pode recuar agora” e que ele precisava “dar a ordem” para as Forças Armadas colocarem em prática uma estratégia para evitar a posse de Lula na Presidência da República.

Depois da divulgação das mensagens, o comandante Tomás Paiva decidiu se reunir com o ministro José Múcio.

Os dois avaliaram que o coronel Jean Lawand não tinha mais condições para assumir um posto na representação diplomática do Brasil nos Estados Unidos como assessor do adido militar em Washington.

Atualmente, o coronel Lawand ocupa o cargo de gerente de projetos da Secretaria de Projetos Estratégicos do Exército, mas aguardava a oficialização de sua nomeação, já definida, para o posto em Washington. Agora, essa nomeação foi revogada.

O coronel também deve responder a um inquérito interno no Exército.

Foto: Exército Brasileiro

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário