Home Minas Gerais Assembleia de MG adia cobrança do IPVA para Fevereiro de 2024

Assembleia de MG adia cobrança do IPVA para Fevereiro de 2024 Motoristas terão um prazo maior para o pagamento do IPVA; medida valerá para o início de 2025.

12 de dezembro de 2024, 17h24 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Sem nenhum voto contrário, os deputados estaduais aprovaram, segundo turno, nesta quinta-feira (12) o projeto de lei que altera o início da cobrança do IPVA em Minas Gerais. A partir do ano que vem, a cobrança começa em fevereiro.

O Projeto de Lei nº 1.336/2015 altera a Lei nº 12.735/1997 e define que o imposto será pago de forma escalonada: placas com finais 1, 2 e 3 pagarão em março; finais 4, 5 e 6, em abril; e finais 7, 8, 9 e 0, em maio.

A medida, de acordo com o texto do projeto, visa aliviar o acúmulo de despesas no início do ano, como matrículas escolares e IPTU, oferecendo previsibilidade aos contribuintes.

O projeto também assegura aos proprietários de veículos o direito de recorrer em caso de discordância com a base de cálculo e autoriza o governo a reduzir a alíquota do imposto para até 1%.

Na votação, os deputados rejeitaram a emenda que diz que as locadoras de veiculos continuam pagando o imposto a partir de janeiro. A justificativa do autor da emenda, Ulysses Gomes (PT) é que o projeto de lei visa beneficiar apenas o cidadão. O líder de governo, deputado João Magalhães (MDB) disse que locadoras pequenas seriam prejudicadas.

Uma outra emenda, que garante que a data da publicação da lei torna seu efeito imediato, ou seja, se sancionada, passa a valer já a partir de 2025, foi aprovada. O texto agora segue para sanção ou veto do governador Romeu Zema (Novo).

Com informações da Itatiaia.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário