Uma pesquisa realizada pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta terça-feira (1º), revela que 55% dos brasileiros consideram a situação econômica do país ruim. O levantamento indica uma deterioração de 25 pontos percentuais na percepção da população sobre a economia nacional. Por outro lado, 30% avaliam o cenário como positivo, enquanto 15% classificam como “normal”.
No que diz respeito ao mercado de trabalho, 44% dos entrevistados avaliam a situação como ruim, representando uma melhora de 6 pontos percentuais em relação ao estudo anterior. Já 38% acreditam que o cenário do emprego é favorável, e 18% dizem que está regular.
A percepção sobre a situação das famílias apresentou pouca variação, com uma leve queda de 1 ponto percentual desde a última pesquisa. Atualmente, 37% consideram que a situação familiar está ruim, enquanto 36% enxergam um momento positivo, e 27% avaliam como neutro.
Em relação às expectativas para os próximos seis meses, o otimismo aumentou, especialmente no contexto familiar, com um crescimento de 15 pontos percentuais na crença de que a situação vai melhorar. No mercado de trabalho, a expectativa de melhora subiu 2 pontos percentuais, enquanto a confiança na recuperação econômica do país registrou uma leve queda de 2 pontos percentuais.
Foto: Reprodução.