Por Itatiaia
A deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG) anunciou, nesta quinta-feira (7), que não concorrerá a nenhum cargo político nas eleições deste ano após sofrer um “colapso emocional”. Em relato nas redes sociais, a deputada fez um longo desabafo, explicou que permanecerá no partido e que apoiará outros candidatos da sigla.
Áurea foi a vereadora de Belo Horizonte mais bem votada em 2016. Hoje, deputada, ela relata que tentou “construir outra política possível a partir de uma perspectiva antirracista, feminista e popular”.
“Não ando só. Fui criada nas lutas, aprendi a existir no plural – eu sou porque somos – e ocupei a política institucional carregando uma bagagem de compromissos e sonhos que mobilizaram uma geração. Desde que me disponibilizei a ser candidata pelas muitas, minha intenção sempre foi dar uma contribuição como cidadã, sem fazer disso carreira ou um fim em si mesmo”, destacou em seu perfil no Instagram.
No entanto, ela revela que após se tornar mãe no ano passado, manter seu exercício como deputada federal, disputar a prefeitura da capital e contrair Covid-19, ela passou por um “colapso emocional”.
“No início de 2021, depois de me tornar mãe, passar pelo puerpério em plena pandemia, continuar o exercício de deputada federal, me candidatar à Prefeitura de BH e sobreviver à covid, sofri um colapso emocional. Precisei me licenciar do cargo para cuidar da minha saúde. Foi um processo difícil, mas contei com amparo profissional, de amigos e da minha família. O mandato seguiu atuante pelo empenho de uma equipe maravilhosa, em conexão permanente com diversas lutas sociais e com o apoio do PSOL e da nossa bancada federal”, relatou.
Neste período, ela refletiu e chegou à conclusão de que precisa “rever prioridades”, sendo assim, optou por concluir seu mandato e não continuar na vida política.
“Entendi que é momento de concluir a tarefa pública que assumi com imensa responsabilidade, confiada a mim por milhares de pessoas, e fazer uma pausa de volta para casa. Quero retomar a minha atuação na sociedade civil brasileira. Por isso, decidi não me candidatar a nenhum cargo em 2022. Cumprirei o mandato até o fim, com alegria política e a certeza de que mais de nós ocuparemos cada vez mais os espaços de poder”, afirmou a deputada.
Foto: Reprodução/Instagram