Home CPI Aziz diz que relator não quis indiciar Wilson Lima em CPI no Amazonas

Aziz diz que relator não quis indiciar Wilson Lima em CPI no Amazonas Presidente da CPI da Pandemia afirma que deputado estadual Fausto Junior não quis investigar o governador amazonense

29 de junho de 2021, 15h45 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Por CNN

O senador Omar Aziz (PSD-AM) disse nesta quarta-feira (29) que o deputado estadual pelo Amazonas Fausto Junior (MDB-AM) não quis indiciar o governador Wilson Lima (PSC) por meio do relatório da CPI da Saúde, realizada pela Assembleia Legislativa do estado em 2020. Fausto Junior era o relator da CPI no Amazonas.

“Estou falando aqui em corrupção, advocacia administrativa, benefícios. O governador não foi indiciado”, disse Aziz na CPI da Pandemia, que prometeu ainda pedir a quebra de sigilos de empresas para obter as informações que comprovariam sua tese.

Antes, Aziz perguntou a Junior sobre o imóvel no qual ele morava antes de se eleger, em 2018, e onde mora atualmente na capital amazonense. E apresentou imagens de dois terrenos em um bairro de alto padrão que o deputado disse desconhecer quem seriam os donos.

“As perguntas é (sic) para demonstrar porque ele não investigou o governador. Se vossa excelência não quiser me responder, será investigado pela CPI”, disse o presidente da CPI.

Aziz também questionou o deputado estadual se ele teria conhecimento e ligação com uma série de pessoas e empresas que atuariam em áreas como saúde, construção, manutenção e aluguel de veículos e teriam recebido mais de R$ 500 milhões nos últimos dias anos.

“Conhece alguma dessas empresas?”, indagou o senador. “Não conheço”, reiterou o deputado.

Fausto ainda se defendeu afirmando que Aziz realizava as perguntas por ser adversário político de Wilson Lima. “Vossa excelência é aliado do governador e está me ameaçando”, declarou o deputado do MDB.

O presidente da CPI foi interrompido pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), que disse ser lamentável Aziz tentar responsabilizar um deputado “pelo que a assembleia não faz” – no caso, indiciar Lima.

“Não farei mais nenhuma pergunta. Farei o que tenho que fazer para investigar. E, aí sim, veremos. É estranho para todos nós do Amazonas não ter entrado na CPI o nome de Wilson Lima.”

A CPI da Pandemia chegou a convocar Wilson Lima para apresentar sua versão dos fatos. O governador, no entanto, conseguiu um habeas corpus no STF para não comparecer.

Foto: Pedro França – 29.jun.2021/Agência Senado

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário