A bailarina Cíntia Mello, de 36 anos, pediu demissão do Programa do Ratinho (SBT) após ser alvo de uma brincadeira racista do apresentador. Durante a gravação de um programa, o apresentador questionou se seu cabelo era peruca e afirmou ter visto um piolho entre os fios crespos da moça.
Cintia postou um vídeo nas redes sociais, nessa quinta-feira (18), dizendo que tentou conversar com a produção do programa sobre os danos causados pelo comentário do apresentador, mas afirmou que não teve retorno e foi hostilizada por funcionários da emissora.
O vídeo, que foi ao ar no dia 1º de abril, rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. Páginas de movimentos negros acusaram o apresentador de praticar racismo, e diversas pessoas também repudiaram as falas dele. Segundo Cíntia, ela ainda teria sido hostilizada nos bastidores da emissora.
“Eu decidi me desligar do programa do Ratinho. Há alguns dias fui tragada por uma situação em que eu não escolhi passar, e quero deixar bem claro aqui que tenho muito orgulho de ser uma mulher negra. Fui pega de surpresa por uma brincadeira inoportuna e para mim contraditória, por ter sido feita por uma pessoa que sempre elogiou meu cabelo natural” iniciou em um vídeo no Instagram.
Confira o vídeo em que apresentador pediu que uma colega tocasse no Black Power de Cintia Mello para conferir se era uma peruca, aqui.
Ela trabalhava no programa do SBT ao lado do apresentador há nove anos.
“Por ter liberdade, afinal, são nove anos de convivência, resolvi buscar uma conversa. Tentei explicar quais são os estigmas de uma brincadeira como aquela, como acaba impactando na vida de pessoas negras, como impactou no meu cotidiano, na minha saúde mental, na minha vida profissional, até porque trabalho com a minha imagem nas redes sociais. Na outra semana, tinha esperança que algo acontecesse, ou uma conversa pessoalmente, uma nota, um esclarecimento publico porque meu constrangimento foi público, mas nada aconteceu”, disse ela em um vídeo nas redes sociais.
Com informações da Itatiaia.
Foto: Reprodução Redes Sociais.