A partir desta quarta-feira (30), a vacinação contra a gripe em Belo Horizonte passa a ser disponibilizada para toda a população com idade a partir de seis meses. A decisão amplia o público-alvo da campanha, com o objetivo de reduzir o impacto das doenças respiratórias, especialmente em um momento de aumento das internações.
A imunização está sendo oferecida nas 152 unidades de saúde do município, além de sete pontos de vacinação extras e em mais de 25 farmácias credenciadas. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF e o cartão de vacinação, caso disponível.
O imunizante aplicado é a vacina trivalente, que oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B — principais variantes circulantes neste período. A aplicação simultânea com outras vacinas, como a contra a Covid-19, é autorizada e considerada segura.
A ampliação acontece em um contexto de elevação nos casos de complicações respiratórias. Entre os meses de janeiro e abril, as internações causadas por problemas desse tipo aumentaram de forma significativa em comparação ao mesmo período do ano anterior, indicando uma tendência de agravamento que exige resposta rápida.
A campanha seguirá até o dia 31 de maio e a expectativa é de que a inclusão de toda a população na estratégia de vacinação contribua para reduzir internações, complicações e mortes associadas ao vírus da gripe.
Foto: Reprodução.