Além do volume intenso de água, que colocou cinco regiões de Belo Horizonte em risco geológico, o temporal ocorrido entre a noite de sábado (13) e a madrugada deste domingo (14) também impressionou pelo grande número de trovões e relâmpagos.
De acordo com a Cemig, a capital mineira registrou 363 quedas de raios entre 9h de ontem e 9h de hoje, sendo que 350 foram no período entre 22h30 e 0h15.
Um desses raios atingiu uma rede de energia próxima da estação Minas Shopping de Metrô, no bairro Fernão Dias, na região Nordeste da capital. Internautas compartilharam vídeos em redes sociais. Confira.
De acordo com o Metrô BH, concessionária que administra os trens, o sistema sofreu danos e o metrô “opera neste domingo (14) com todas as estações abertas e um intervalo entre trens de 20 minutos”. O habitual seria intervalo de 15 minutos.
“A manutenção da empresa continua atuando para que o sistema volte a operar normalmente, em breve”, explicou em nota publicada nas redes sociais.
Mais raios
E mais raios podem ser registrados nesse domingo. A previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado com chuva a qualquer hora, por vezes fortes, e possibilidade de raios e rajadas de vento ocasionais.
A capital mineira também está em alerta para o “risco forte” de deslizamentos e desabamentos em quatro regiões a partir deste domingo (14), por conta dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas precipitações. A regional Norte também está em alerta, mas classificado como “moderado”. A informação é da Defesa Civil.
De acordo com o órgão, as regionais Nordeste, Leste, Centro-Sul e Barreiro são as com maiores preocupações. O aviso vale até a próxima quarta-feira (17).
Com informações do Hoje em Dia.
Foto: Arquivo Hoje em Dia.