A capital mineira teve mais um dia seguido de queda nos registros dos termômetros. A temperatura mínima foi de 8,3°C, registrada por entre 6h e 7h desta sexta-feira (29) na região da Pampulha, segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte.
Este é o quarto recorde de baixa temperatura quebrado em apenas uma semana em BH. O primeiro aconteceu na terça-feira (26), quando os termômetros marcaram menos de 10,6ºC. Um dia depois, nessa quarta-feira (27), a cidade registrou uma temperatura ainda menor: 9,3ºC entre 6h e 7h, também na Pampulha. E na quinta-feira, foram registrados 8,6ºC nas primeiras horas do dia na estação meteorológica instalada na região da Pampulha.
Devido as condições, a Defesa Civil do município emitiu um alerta no começo da semana para baixas temperaturas e índices de umidade do ar, válido até sexta-feira (29). A umidade do ar fica em torno de 30% à tarde – índice considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Não só na capital, mas o frio também está presente no interior de Minas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Monte Verde registrou -1,7ºC durante esta madrugada. A outra cidade mineira que bateu a temperatura negativa foi Maria da Fé, com -2,1ºC, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. Nessa terça, o recorde havia sido justamente de Maria da Fé, que registrou -0,4ºC.
Para o último fim de semana de Maio, a previsão para a capital mineira é de tempo gelado. Mas a temperatura mínima não será a mesma dos últimos dias. Isso ocorre devido à uma massa de ar frio chegou em Minas no início da semana.
No sábado (30), a mínima deve ser de 9ºC. No domingo (31), deve ficar abaixo de 11ºC e, na segunda (1º), por volta dos 13ºC. Já a máxima pode chegar até 26ºC. A estimativa é que na próxima semana a mínima vai subir aos poucos. Ainda assim, a tendência é de que os meses de junho e julho sejam ainda mais frios, por causa da chegada do inverno.
Foto: Defesa Civil de BH