Home Brasil BH vai receber mais um voo de brasileiros deportados dos EUA

BH vai receber mais um voo de brasileiros deportados dos EUA Este é o quinto voo desde a posse de Donald Trump como presidente dos EUA, quando foram implementadas políticas para deportação de estrangeiros ilegais.

28 de março de 2025, 13h08 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Em mais uma operação de repatriação, 104 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE) na manhã desta sexta-feira (28), por volta das 10h. Após desembarcarem em Fortaleza, os repatriados embarcarão em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) rumo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG), em Confins, na região metropolitana. A previsão é que o voo chegue à capital mineira por volta das 15h desta sexta-feira.

A ação, que conta com a colaboração de vários órgãos federais, visa proporcionar um retorno digno e humanizado para os cidadãos que estão voltando ao Brasil.

Estruturas especiais foram montadas tanto em Fortaleza quanto em Confins para recepcionar os brasileiros. Em Fortaleza, o atendimento inicial ocorrerá no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Já em Confins, os repatriados serão acolhidos em uma sala exclusiva e adaptada, com suporte das concessionárias Fraport e BH Airport.

A operação de recepção é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com a participação de diversos órgãos, como os Ministérios da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), das Relações Exteriores (MRE), da Defesa (MD), da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além da Polícia Federal, governos estaduais e as concessionárias de aeroportos Fraport Brasil e BH Airport.

Este voo representa mais uma fase no processo de repatriação de brasileiros deportados dos Estados Unidos, um fluxo que aumentou significativamente durante o governo de Donald Trump. Este é o quinto voo de deportados a chegar ao Brasil desde o início do ano.

Foto: Divulgação/FAB.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário