Por Metrópoles
O bloco liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciará, nesta quarta-feira (23/12), primeiro dia de recesso parlamentar e antevéspera de Natal, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) como candidato do bloco à presidência da Casa.
Rossi, que é presidente nacional do MDB, disputava com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) a preferência dos integrantes do bloco.
Com a adesão de partidos de oposição PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede na última sexta-feira (18/12), o bloco chamado de “centro democrático” é formado por DEM, MDB, PSL, PSDB, Cidadania e PV e conta, agora, com 281 deputados.
O emedebista vai disputar a eleição interna contra Arthur Lira (PP-AL), que tem apoio de PP, PL, PSD, Solidariedade, Pros, PSC, Avante, Patriota e Republicanos – 193 deputados. O PTB, com 11 deputados, e o Podemos, com 10, devem seguir com ele, totalizando 214 deputados.
Além deles, os deputados Capitão Augusto (PL-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG) também podem disputar. O PSol, com 10 deputados, e o Novo, com oito, devem lançar postulações.
A eleição interna ocorre no dia 1° de fevereiro de 2021, por meio do voto secreto – o que pode gerar “traições” de ambos os lados.
Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES