A partir desta segunda-feira (3), os boletos poderão ser pagos não apenas por código de barras, mas por meio de outros instrumentos, incluindo o Pix.
Seguindo a resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro, os boletos agora poderão conter um código QR específico para o pagamento via Pix. Basta o usuário apontar o celular e concluir a transação.
A vantagem é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.
➡ Boleto dinâmico
Outra novidade aprovada pela resolução de dezembro ainda depende de instrução normativa do BC para entrar em vigor: o boleto de cobrança dinâmico (ou boleto dinâmico), que permite a transferência de titularidade de papéis quando a dívida é comercializada e troca de mãos.
Segundo o BC, a ferramenta trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018. A instrução normativa definirá os tipos de ativos financeiros que podem ser vinculados ao boleto dinâmico.
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil.