Home Economia Bolsas de valores dos EUA sobem após novo anúncio de Trump sobre tarifas

Bolsas de valores dos EUA sobem após novo anúncio de Trump sobre tarifas Donald Trump elevará as tarifas comerciais aplicadas à China, enquanto reduzirá as taxas cobradas dos outros países.

9 de abril de 2025, 16h12 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

A reação dos principais índices das bolsas de valores dos Estados Unidos foi instantânea após o anúncio de Donald Trump de que aumentaria as tarifas comerciais sobre a China, enquanto reduziria as taxas aplicadas a outros países.

O que aconteceu

Por volta das 15h10 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 6,4%, atingindo os 40,1 mil pontos. O S&P 500 avançava 7,48%, alcançando os 5,3 mil pontos. O Nasdaq Composite liderava os ganhos, com uma alta de 9,56%, chegando aos 16,7 mil pontos.

O novo anúncio de Trump

A medida foi tomada após a China responder com uma tarifa de 85% sobre produtos importados dos Estados Unidos. Trump anunciou que, além de elevar as tarifas sobre os produtos chineses, reduziria para 10% as taxas cobradas de outros países por um período de 90 dias, de forma recíproca. O Brasil não será afetado, pois já estava sujeito à tarifa de 10%.

Em resposta ao aumento das tarifas chinesas, Trump informou que elevará as tarifas sobre os produtos chineses para 125%, com efeito imediato.

“Devido à falta de respeito da China pelos mercados globais, estou aumentando a tarifa sobre os produtos chineses para 125%, com efeito imediato. Esperamos que, em breve, a China perceba que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis nem aceitáveis”, escreveu Trump.

O presidente também declarou que, após mais de 75 países solicitarem negociações com os EUA — incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e o USTR — sobre questões como tarifas, barreiras comerciais e manipulação cambial, decidiu estabelecer uma pausa de 90 dias e aplicar uma tarifa recíproca reduzida de 10%, com efeito imediato, desde que esses países não retaliem os EUA.

Foto: Reprodução.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário