A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, estava bloqueada desde o último domingo (5), mas após muita pressão de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a via foi liberada para uma passeata com caminhões e carros de som. As informações são do portal Metrópoles.
Os manifestantes Bolsonaristas – que já estão em Brasília, tem divulgado vídeos com ameaças às instituições democráticas. Após furar bloqueio de policial na Esplanada dos Ministérios, na noite dessa segunda (6), eles disserem que vão invadir também o Supremo Tribunal Federal (STF) neste 7 de Setembro.
“A polícia não deu conta e nós vamos invadir o STF amanhã”, dizem os manifestantes na noite desta ontem em vídeos compartilhados pelas redes sociais. A concentração chega bem próximos da sede da Corte e do Congresso Nacional.
A promessa de ir às ruas neste feriado da Independência, preocupam as autoridades. Muitos manifestantes já estão acampados em Brasília, munidos de suas bandeiras do Brasil, faixas e gritos de palavras de ordens.
O contexto que vem sendo divulgado vem com intenções antidemocráticas.
Vídeos com as caravanas estão sendo divulgados nas redes sociais.
Segurança reforçada
O governo do Distrito Federal antecipou a restrição do trânsito na região central de Brasília. Desde a noite de domingo (5), as vias N1 e S1, da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto ao 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM), próximo à via L4, estão bloqueadas.
A região central da capital federal está com reforço no policiamento em função das manifestações previstas para todo o dia de hoje . A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizará linhas de revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e proximidades da Torre de TV.
Segundo o GDF, estava proibido acessar as áreas em que serão realizadas as manifestações portando objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que coloquem em risco a segurança de manifestantes e população. Também estava restrita a utilização de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.
Os eventos estão sendo monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com apoio de equipes em campo. O centro reúne 29 órgãos, instituições e agências do GDF voltadas para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização.
Com Metrópoles
Antonio Molina/Fotoarena/Agência O Globo
(Caminhões chegam à Esplanada dos Ministérios, em Brasília)