Home Brasil Bolsonaristas viram piada na web ao emplacar narrativa de “perseguição” contra Ramagem

Bolsonaristas viram piada na web ao emplacar narrativa de “perseguição” contra Ramagem

27 de janeiro de 2024, 09h41 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Bolsonaristas conseguiram emplacar uma narrativa de “perseguição” contra o ex-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Alexandre Ramagem após operação da Polícia Federal contra ele. Mas, mesmo conseguindo dominar o debate sobre o tema, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro viraram piada.

A maioria das publicações nas redes sobre o caso são de perfis que saíram em defesa de Ramagem. Segundo levantamento da consultoria Arquimedes e do jornal O Globo, 65% das postagens feitas no X (ex-Twitter) com menções ao ex-chefe da Abin são positivas a ele. Foram 295 mil publicações entre quinta (25) e 15h desta sexta (26).

Bolsonaro, por exemplo, compartilhou um vídeo de Ramagem gravado em 15 de março de 2023 em que apresenta sua versão. Segundo Pedro Bruzzi, pesquisador da Arquimedes, o eleitorado bolsonarista viu o registro como “um álibi forte”.

Outros bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carlos Bolsonaro (Republicanos), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carlos Jordy, alvo da PF na semana anterior, também ajudaram a emplacar a narrativa.

Perfis contrários a Ramagem foram 35% do total. A maioria das publicações pedem a lista de pessoas que foram monitoradas pelo programa.

Entre os perfis contrários ao ex-chefe da Abin está o de Tarcísio Motta (PSOL), que lembrou que a ex-promotora do caso Marielle Franco, Simone Sibilio, foi monitorada pelo software espião FirstMile na Abin.

Apesar de terem conseguido controlar a narrativa sobre o caso, bolsonaristas viraram piada na rede social por tentar defender Ramagem. Veja a repercussão:

Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário