O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a atacar a Noruega, que suspendeu na última semana a ajuda financeira para a luta contra o desmatamento na Amazônia, postando imagens falsas de caça às baleias, que supostamente aconteceriam em Oslo.
“Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, tuitou Bolsonaro na noite desse domingo (18). O tuíte inclui um vídeo e fotos que mostram, com uma música melancólica ao fundo, o resultado de uma caça em massa de cetáceos, depois abatidos na praia, com o sangue tingindo as águas de vermelho.
Bolsonaro usa o vídeo para questionar a legitimidade do país em questões ambientais, dizendo que a Noruega patrocina a matança de baleias. “Em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as… ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, diz no post publicado no Twitter.
As imagens mostram, na verdade, a caça nas Ilhas Faroé, um território da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte, entre a Escócia e a Islândia. As mensagens, portanto, não são verdeiras.
O presidente critica a Noruega desde que o país, assim como a Alemanha, anunciou na semana passada o bloqueio de R$ 133 milhões (cerca de 33 milhões de dólares) destinados ao Brasil sob acusação de que o Brasil “não quer deter o desmatamento” da Amazônia.
Confira aqui o post original publicado pelo presidente.
– Em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as… ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega. pic.twitter.com/46hpQnHSJA
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 19 de agosto de 2019