O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus apoiadores para uma manifestação em Brasília, com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional a conceder anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em protesto contra o resultado das eleições presidenciais.
Durante participação em um podcast, Bolsonaro afirmou esperar que o ato reúna um milhão de pessoas, ressaltando que a mobilização não seria em defesa de seu futuro pessoal, mas sim daqueles condenados pelos episódios do 8 de janeiro.
A manifestação está prevista para acontecer na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, antes de seguir para Brasília. Inicialmente, havia a expectativa de que o evento incluísse pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas Bolsonaro desautorizou essa pauta, orientando que o foco principal seja o clamor por anistia e protestos contra o atual governo mirando as eleições de 2026.
A convocação do ex-presidente acontece em meio a intensos debates sobre a responsabilização dos envolvidos nos atos antidemocráticos. Até o momento, centenas de pessoas foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federal, com penas que variam entre três e dezessete anos de prisão.
O ato é visto como um teste da capacidade de mobilização de Bolsonaro após o fim de seu mandato, e poderá medir a força de sua influência política entre a base conservadora do país.
Foto: Reprodução.