Home Educação Bolsonaro pediu para não ver dados de falha no Enem por estar de ‘cabeça cheia’

Bolsonaro pediu para não ver dados de falha no Enem por estar de ‘cabeça cheia’ E os estudantes que seguem na busca de uma bolsa de estudo e se nscreveram no ProUni tem resultado da primeira chamada nesta terça-feira (4).

4 de fevereiro de 2020, 03h53 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira, 3, que pediu para não ver dados sobre falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por estar com a “cabeça cheia”. “Ele (o ministro da Educação, Abraham Weintraub) queria apresentar para mim os dados. Eu não quis, (estava) com a cabeça cheia. Hoje eu saturei. Não conversei”, disse o presidente.

(São Paulo – SP, 03/02/2020) Presidente da República Jair Bolsonaro acompanhado das demais autoridades, descerra a Placa Alusiva ao Lançamento da Pedra Fundamental.
Foto: CarolinaAntunes/PR

Bolsonaro, Weintraub e outras autoridades viajaram juntos a São Paulo hoje  para cerimônia de início das obras do Colégio Militar de São Paulo (CMSP), no Campo de Marte. A instituição será o 14° colégio militar do país.

A declaração embaraçosa do presidente foi em frente ao Palácio do Alvorada, quando retornou a Brasília, nela o presidente minimizou as falhas relatadas por milhares de estudantes sobre a prova.

“Quase em todos os ano têm problema. Representa menos de ‘zero vírgula alguma coisa’ o problema”, disse ele.

O MEC divulgou ter identificado erro na correção de 5.974 provas, de 3,9 milhões participantes da última edição da prova. Mais de 175 mil pessoas, no entanto, questionaram as notas que obtiveram, mas não receberam nenhum retorno da pasta.

Prouni

O resultado da primeira chamada para os estudantes que se inscreveram no Programa Universidade para Todos (ProUni) sai nesta terça-feira (4). O prazo para comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada) vai de 4 a 11 de fevereiro. A divulgação dos resultados da segunda chamada sai no dia 18 de fevereiro.

Os estudantes tiveram da última terça-feira (28) ao sábado (1º) para se inscrever no programa de bolsas estudantis. Eles concorrem a 252.534 bolsas, das quais 122.432 são integrais e 130.102, parciais (de 50%). Foram feitas 1.226.797 inscrições para o benefício de 100% do valor e 280.290 para o de metade.

Programa

O ProUni é um programa que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições particulares de educação superior.

Podem participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral; estudantes com deficiência; professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Só pode se inscrever no ProUni o estudante que não tiver diploma de curso superior, que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, e nota acima de zero na redação.

 

Com: Estadão Conteúdo 

Foto: Agência Brasil 

 

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário