Por Itatiaia
Depois de o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) criticar o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) alfinetou o chefe do Executivo municipal durante live na noite desta quinta-feira (17). Kalil passou a ser alvo do clã Bolsonaro depois que respondeu, no começo deste mês, a uma pergunta sobre concorrer à Presidência da República em 2022.
Bolsonaro criticou Kalil durante uma fala em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques, que foi criticado na internet pelo voto no caso da obrigatoriedade da vacina contra covid-19. Indicado por Bolsonaro, o ministro votou com a ressalva de que a vacinação obrigatória teria que ser em último recurso e que ações de restrição teriam que ser tomadas pelo governo federal. Nesse momento, o presidente citou Kalil e lembrou que pediu votos para Bruno Engler (PRTB), que teve apenas 9,95% da preferência dos eleitores.
“Tem prefeitos novos assumindo agora em janeiro. A vacina não vai estar pronta em dezembro, então vai depender dos prefeitos. Você que reelegeu o prefeito da tua cidade, você conhecia a vida dele. Você conhecia o prefeito de Belo Horizonte? Que eu pedi voto para outro cara (Bruno Engler) e reelegeu o cara (Kalil)? Ele fechou tudo. Qual vai ser a atitude dele agora? Não sei. Mas vocês escolheram ele. Então se ele fechar, o problema é teu. Você não votou nele?”, disparou.
Kalil foi reeleito com 63,36% votos, em uma sinalização de que a população aprovou a gestão do governo dele na crise provocada pela pandemia de covid-19. BH está entre as capitais com o menor número de mortos no país.
Eduardo Bolsonaro
No começo deste mês, Kalil (PSD) foi chamado de ‘ditador’ pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL). Kalil participou do Programa Roda Viva, da TV Cultura, e foi questionado sobre liderar uma chapa para 2022.
“Se eles quiserem me carregar, é claro que eu vou. Hoje sou o prefeito de Belo Horizonte. Agora: se eu for carregado para lá, muito obrigado”, disse Kalil, admitindo que poderia ser o líder de uma chapa do PSD para disputar o cargo. Além da resposta, Kalil criticou o presidente Jair Bolsonaro pela falta de liderança no combate à pandemia de covid-19.
No dia seguinte, Eduardo Bolsonaro postou um trecho da entrevista de Kalil em sua conta no Twitter com o seguinte título: ‘BH elegeu um ditador’. No vídeo, Kalil diz que pode fechar a cidade mais uma vez, caso a pandemia de covid-19 saia do controle.
Foto: Flickr Planalto e PBH