O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) disse em entrevista ao programa Roda Viva na segunda-feira (10) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sempre vai poder contar com o Centrão . O bloco é mais conhecido por se posicionar mais de acordo com o oferecimento de cargos no governo do que com afinidades políticas.
“[Bolsonaro] vai contar sempre com o Centrão. A política é isso, é a arte do diálogo”, disse Fernando Bezerra. “O Kassab está fazendo um jogo interessante, que é fortalecer a legenda. Os partidos devem continuar com o Bolsonaro”, completou.
Bolsonaro se aproximou do Centrão ao apoiar a candidatura de Arthur Lira (Progressistas-AL) para a presidência da Câmara e nos últimos meses passou a entregar cargos ao bloco para conseguir fazer avançar suas agendas no Congresso.
Tal prática era uma das principais bandeiras de Bolsonaro em sua campanha à presidência em 2018, quando ele dizia que não “toma lá, da cá” no governo.
Questionado sobre o cenário para as eleições de 2022, o líder do governo no Senado disse que a polarização vai favorecer a reeleição de Bolsonaro. “Essas eleições de 2022, se continuarem no cenário que estamos vendo, dessa polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro, vai facilitar a reeleição do presidente Bolsonaro”, afirmou Fernando Bezerra.
O parlamentar fez comparação com o que ocorreu nas eleições de 2020 em Pernambuco, onde João Campos foi eleito pelo PSB, vencendo a deputada federal Marília Arraes (PT).
Sobre o esquema que está sendo chamado de “Bolsolão” o parlamentar disse que não deve virar “tema de preocupação” para o governo federal.
Reportagem do jornal O Estado de São Paulo mostrou que um orçamento secreto que destinou R$ 3 bilhões em emendas para parlamentares governistas.
“Não tem nada mais velho do que isso. De secreto não tem nada, todo crédito extraordinário é votado no Congresso. Ninguém inventa rubrica orçamentária”, afirmou Fernando Bezerra. “Acho muito difícil isso virar tema de preocupação para o governo federal”, completou o senador.
Por IG
Foto: reprodução