Por Itatiaia
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que a concessão da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, continua no plano do governo federal e que o leilão deve acontecer em breve.
Em evento na manhã desta quarta-feira (18) para apresentar os planos para os 100 primeiros dias da pasta, Renan Filho afirmou que as parcerias com a iniciativa privada serão fundamentais para garantir investimentos em infraestrutura nos próximos anos.
“O leilão deve acontecer em breve. A BR-381 já foi duas vezes a leilão e os leilões deram deserto, porque o projeto antes incluía a BR-262, que vai até o Espírito Santos, o que tirava o atrativo da rodovia. A equipe técnica do Ministério chegou a conclusão que é melhor fazer a concessão isolada da BR-381 para melhorar a atratividade”, explicou Renan Filho.
O ministro afirmou que vai discutir os próximos passos da concessão da BR-381 com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), e com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia. “Já tratei com o TCU, o projeto está com o ministro Anastasia, está em avaliação final para liberar a possibilidade de concessão”, disse.
O trecho de 304 quilômetros entre a capital mineira e Governador Valadares ficou conhecido como “Rodovia da Morte” pelos altos números de acidentes com vítimas fatais.
Apesar de alas do PT criticarem as privatizações e concessões, Renan Filho avaliou que os investimentos da iniciativa privada serão importantes nos próximos anos. “Nós queremos fortalecer os investimentos privados, somando esforços com os recursos públicos. Se tivermos ao mesmo tempo a chegada de mais recursos privados junto com mais recursos públicos, vamos conseguir melhorar nossa infraestrutura”, disse o ministro.
Novela da duplicação
Em 2014, a obra de duplicação da BR-381 foi licitada durante o governo Dilma Rousseff (PT), mas logo no ano seguinte as ações sofreram com paralisações e adiamentos. Os primeiros trechos da duplicação foram liberados apenas em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Dos 304 quilômetros, apenas 60 foram duplicados.
Em 2021, o governo Bolsonaro tentou conceder a BR-381 à iniciativa privada, mas o projeto da rodovia foi juntado ao projeto da BR-262, até o Espírito Santo, e não houve nenhuma empresa interessada em assumir o trecho.
Em 2022, um novo edital foi lançado, separando a BR-381 da BR-262. O leilão foi marcado para o final de dezembro, mas ficou apenas no planejamento. O projeto prevê investimentos de R$ 5,5 bilhões ao longo de 30 anos, com a duplicação de 132 quilômetros de estradas, construção de 100 quilômetros de faixas adicionais, construção de 11 quilômetros de vias marginais e 171 correções de traçados.
O projeto prevê a instalação de cinco praças de pedágio ao longo dos 304 quilômetros entre BH e Governador Valadares. As praças serão instaladas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
Foto: PRF/Divulgação