Uma nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) enviada à CPI da Covid mostra que o Brasil registrou, proporcionalmente à população total, mais mortes por Covid-19 em 2020 do que 89,3% dos demais 178 países com dados compilados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a nota, quando a comparação desses registros é ajustada à distribuição populacional por faixa etária e sexo em cada país, o resultado brasileiro fica ainda pior: 94,9% mais mortes do que os 178 países.
O documento foi encaminhado na última quinta-feira (2/2), em resposta a um requerimento de informações do vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
“Os indicadores analisados nesta nota apontam que os impactos conhecidos da pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil foram fortes, não apenas em comparação às séries históricas do próprio país, mas também no contexto internacional”, diz o instituto.
“Nos períodos analisados, o Brasil e outros países latino-americanos estão entre os mais atingidos do mundo em perdas de vidas e de empregos. Países da Oceania, da Ásia e da Escandinávia figuram entre os menos atingidos nas duas dimensões em 2020”, acrescenta.
Apesar dos alto número de mortes, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem minimizado o impacto da pandemia no país. Nesse sábado (5/6), o Brasil registrou a perda de 472.531 vidas para a doença e computou 16.907.425 casos de contaminação.
Fonte: Metrópoles
Rafaela Felicciano