O novo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil tem 14 casos suspeitos de coronavírus – um no Rio de Janeiro, sete em São Paulo, dois em Santa Catarina e quatro no Rio Grande do Sul. O número foi divulgado esta tarde, na coletiva com representantes do ministério.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há no mundo 17.391 casos de coronavírus confirmados. Foram 362 mortes provocadas pela doença e apenas uma delas fora da China, nas Filipinas.
Durante a coletiva, o governo brasileiro declarou estado de emergência pelo surto de coronavírus. A medida vai acontecer mesmo sem o país ter um caso confirmado da doença, vai agilizar o processo de repatriamento dos brasileiros isolados na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da infecção.
O estado de emergência permite que o governo faça despesas sem precisar fazer licitações. Atualmente, o nível de alerta em saúde no caso do coronavírus é de “perigo iminente para emergência”. Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, a emergência será decretada ainda nesta segunda através de uma portaria do Ministério da Saúde.
Na próxima quinta-feira, secretários estaduais de saúde e secretários de saúde das capitais estarão em Brasília em reunião com Mandetta para discutir formas de prevenção da doença. Será discutida também a distribuição de leitos entre os estados.
Fonte: Estado de Minas
Foto: Anthony WALLACE / AFP)