Home Belo Horizonte Câmara de BH marca oitivas de nova denúncia contra Gabriel por suposta quebra de decoro

Câmara de BH marca oitivas de nova denúncia contra Gabriel por suposta quebra de decoro Ao todo, oito pessoas deverão ser ouvidas, além do próprio presidente da Casa, na condição de denunciado, cuja oitiva foi marcada para o dia 8.

27 de dezembro de 2023, 21h36 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

Foram aprovadas nesta quarta-feira (27), pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, as datas para as oitivas das testemunhas do processo de cassação contra o presidente da Casa, Gabriel Azevedo (sem partido). Os depoimentos estão agendados para os dias 1º, 2, 5 e 6 de fevereiro. Ao todo, oito pessoas deverão ser ouvidas, além do próprio vereador, na condição de denunciado, no dia 8.

Confira a ordem das oitivas:

• Quinta-feira (1º), às 9h, no Plenário Helvécio Arantes: devem ser ouvidos os vereadores Bruno Miranda (PDT) e Wagner Ferreira (PDT).
• Sexta-feira (2), às 9h, no Plenário Camil Caram, são aguardados Wesley Moreira (PP) e Mariel Márley Marra.
• Segunda-feira (5), às 9h, no Camil Caram, devem depor Wagner de Oliveira e Marcos Marcelino da Silva.
• Quarta-feira (7), às 9h, no Plenário Helvécio Arantes, os depoentes são Guilherme de Souza Barcelos e Matheus Messedes Correa.
• Quinta-feira (8), às 9h, no Plenário Camil Caram, será a vez do vereador Gabriel
• A Comissão Processante apura nova denúncia contra Gabriel por suposta quebra de decoro parlamentar, apresentada pelo vereador Miltinho CGE. Na representação, nesta quarta-feira, o parlamentar do PDT cita condutas ilegais (calúnia, injúria, difamação e abuso de poder) que teriam sido praticadas por Gabriel, quando fez alusão à susposta “prática de rachadinha” no gabinete.

Em sua defesa prévia, entretanto, Gabriel sugere o arquivamento da denúncia, ‘ante a sua completa inepcia e improcedência’ e diz que ‘a procuradoria da casa cientificou o presidente da existência de inquérito conduzido pelo Promotor de Justiça da Promotoria Especializada na Defesa do Patrimônio Público, Leonardo Duque Barbabella, sobre suposto nepotismo, desvio de função e rachadinha’ em desfavor de Miltinho CGE.

O novo pedido de apuração de quebra de decoro contra Gabriel foi levado ao plenário no início de dezembro e, por meio de votação nominal, a denúncia de Miltinho foi aceita com 26 votos favoráveis, 14 contrários e 1 abstenção.

Na mesma data do acolhimento da denúncia, um sorteio definiu os integrantes da comissão processante responsável pela apuração – Álvaro Damião (União) preside os trabalhos do grupo, que conta ainda com Wanderley Porto e Cida Falabella (Psol).

Conforme previsão legal, a comissão tem até 90 dias para concluir a apuração.

Com informações do Hoje em Dia.
Foto: MAURÍCIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário