Home Minas Gerais Chamas atingem Serra do Cipó pelo 3º dia consecutivo

Chamas atingem Serra do Cipó pelo 3º dia consecutivo Os militares atuam em três pontos principais onde o fogo pode colocar em risco residências na altura de Santana do Riacho, na Região Central de Minas Gerais.

20 de agosto de 2024, 14h07 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O incêndio que ameaça toda a biodiversidade da serra do Cipó, que começou no domingo (18 de agosto), precisou de uma nova mobilização do Corpo de Bombeiros na manhã desta terça-feira (20 de agosto), para que o fogo não se alastrasse para as casas que estão nas proximidades. O incêndio é considerado ‘crítico’ para os que estão na linha de frente, e brigadistas voluntários acreditam que o fogo tem origem ‘criminosa’.

A corporação segue no local com mais cinco viaturas e 19 militares, além de 40 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), brigadistas voluntários e uma equipe especializada em incêndios florestais.

O foco principal das chamas está nas imediações das comunidades da Serra Morena, Alto Palácio, Recanto do Ildeu e Mãe D’Água, uma das maiores cachoeiras e um dos pontos turísticos mais visitados do Estado.

Além dessa área de intervenção, há outros focos de chamas em toda a extensão do Parque Nacional da serra do Cipó, equivalente a 33.800 hectares ou em torno de 33 campos de futebol. O Parque ainda integra as cidades de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Itambé e Mato Dentro.

De acordo com os militares, o posto de comando da operação foi estabelecido na Prefeitura de Santana do Riacho, enquanto que o local de captação de água para apoio aéreo foi estabelecido no Rio Cipó.

Com informações do OTempo.
Foto: Redes Sociais.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário