Home Internacional Chefes dos Poderes confirmam presença no funeral do Papa Francisco a convite de Lula

Chefes dos Poderes confirmam presença no funeral do Papa Francisco a convite de Lula Comitiva presidencial a Roma contará com os presidentes do STF, da Câmara e do Senado; funeral do Papa está marcado para sábado (26).

22 de abril de 2025, 18h11 | Por Letícia Horsth

by Letícia Horsth

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), aceitaram o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para integrar a comitiva presidencial que viajará a Roma para o funeral do Papa Francisco.

O funeral ocorrerá no próximo sábado (26), na capital italiana. A comitiva presidencial partirá para a Itália na quinta-feira (24) à noite e retornará a Brasília ainda no sábado, após a cerimônia. A primeira-dama, Janja da Silva, também acompanhará o presidente na viagem. A lista completa dos integrantes da comitiva será divulgada pelo Palácio do Planalto ainda nesta terça-feira (22).

Luto e manifestação oficial
O presidente Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil e lamentou a morte do pontífice, que faleceu aos 88 anos, vítima de um AVC seguido de falência cardíaca.

“Francisco foi um papa para todos, mas, especialmente, para os excluídos, os mais pobres, os injustiçados, os imigrantes, os sem voz, as vítimas da fome e do abandono”, declarou Lula em vídeo compartilhado nas redes sociais.

Lula também ressaltou o compromisso do papa com as questões ambientais e sua firme oposição às guerras. “Francisco foi o papa da paz, do diálogo, da união e do amor a todas as formas de vida. Ele fez alertas constantes sobre a crise climática e condenou todas as guerras, que têm como vítimas prioritárias a população civil, especialmente mulheres e crianças”, acrescentou o presidente.

Foto: ANTHONY WALLACE/POOL/AFP.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário