As chuvas assustadoras das últimas 48 horas em Minas Gerais deixaram até o momento 30 pessoas mortas e 17 desaparecidas.
No início da noite deste sábado (25), a Defesa Civil de Minas Gerais confirmou mortes em Belo Horizonte com números maiores para a região metropolitana, como Contagem, Betim e Ibirité.
Dados da Polícia Civil mostram que entre os mortos, cinco são de Ibirité, quatro de Betim e duas da região do Barreiro até o momento.
Em Ibirité na regiao metropolitana da capital, as equipes de resgates dos bombeiros encontraram uma jovem de 21 anos que morreu soterrada ontem . Ela estava em um lote com duas casas que ficou soterrada no bairro Vila Ideal com três pessoas, duas crianças e dois adultos
Desde que o período chuvoso começou em Minas, segundo de outubro do ano passado até o dia 23 de janeiro de 2020, 11 mortes foram registradas. Do total de 41 registradas até agora, somente nos dias 24 e 25 de janeiro 30 pessoas morreram, segundo o último boletim da Defesa Civil.
Vila Bernadete
Dois jovens do sexo masculino, de 19 e 21 anos foram encontrados mortos nesta tarde. Segundo a Polícia Civil, os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de BH. Das mortes registradas na região do barreiro na Vila Bernadete a prefeitura de Belo Horizonte admitiu que o local não tinha classificação de risco. Já que uma vistoria foi pedida pela regional barreiro por volta das 16 horas de hoje.
Sete pessoas ficaram soterradas no local. Seis casas foram atingidas por um deslizamento de terra, no início da noite dessa sexta-feira (24). Somente duas vítimas foram encontrados até agora.
As buscas foram suspensas no início da noite deste sábado por conta de risco geológico, disse o Corpo de bombeiros em entrevista å TV Globo Minas.
Contagem
Uma criança morreu soterrada no Bairro Jardim Industrial segundo os dados.
Betim
A Prefeitura de Betim disse que sete corpos foram encontrados nos bairros Duque de Caxias e Jardim Teresópolis. Ate o momento foram revelados que são de dois homes, de 32 e 42 anos, uma mulher, de 28 anos, e uma criança, de 2 anos. Um deslizamento de encosta atingiu duas casas. Em um dos imóveis estavam um casal e uma criança. Na outra, segundo moradores, um homem estava sozinho.
Ibirité
Em Ibirité, também na região metropolitana, as primeiras mortes foram confirmadas na tarde de ontem, conforme divulgou o Blog. Mayara Ferreira Félix de 25 anos, e seus dois filhos, Antony Gael Félix Oliveira e Richard Gabriel Félix Oliveira, de 6 meses e 6 anos foram encontrados sem vida. Hoje os bombeiros encontraram msis três vítimas, Lorrayne Gomes Duarte de 21 anos, que era madrinha de uma das crianças. E também um homem de 60 anos. Todas vítimas de soterramento.
A Defesa Civil registrou nas últimas horas mais de 400 ocorrências em 60 bairros.
Dados MG
As ocorrências nas últimas 48 horas, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais divulgadas na noite de hoje (25), registraram que 3.375 pessoas foram afetadas pelas chuvas. No último boletim, divulgado ppr volta das 18h30 os números aumentaram em mais 211 casos o que pontua em 3.586 em todo Minas.
Em 36 municípios, dos desalojados o número passou de 2.554 para 2620 registros . Desabrigados, 791 para 911 casos de acordo atualização da noite. Sete ficaram feridas e 16 seguem desaparecidas.
Os dados podem mudar a qualquer momento, já que as buscas em algumas areas que não estão em risco continuam.
Desde a madrugada deste sábado triste em toda Minas Gerais, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu, Polícias Civil e Militar trabalham nos resgates com dezenas de vítimas de desabamento e soterramento. Em alguns locais os trabalhos serão interrompidos à noite por conta do solo encharcado e risco de ceder.
Em nota, o Governo de Minas lamentou as mortes ocorridas “provenientes das chuvas e tempestades” na Capital e no Estado. Disse que os órgãos responsáveis estão monitorando as áreas de risco.
Para o domingo (26) está prevista uma coletiva de imprensa do Governador Romeu Zema (Novo) que recebe o ministro da Integração Nacional, Gustavo Canuto. A expectativa é que o governador tenha conseguido recursos do Governo Federal para auxílio de recursos para as cidades atingidas, já que reuniões foram realizadas duranre o dia por vídeo conferência com essa pauta.
Antes da entrevista, Romeu Zema participa de uma reunião fechada na região da Pampula, com o ministro e também com o General Cunha – Forças Armadas, coronel Edgard Estevo (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais), coronel Rodrigo Rodrigues (Defesa Civil estadual), coronel Alexandre Lucas (Defesa Civil nacional), os prefeitos Alexandre Kali (Belo Horizonte), Vittorio Medioli (Betim), Alex de Freitas (Contagem), Wander Borges (Sabará), William Parreiras (Ibirité) e o presidente da AMM, Julvan Lacerda.
Prefeitura de BH
O Prefeito Alexandre Kalil visitou algumas areas atingidas hoje e clasificou a tragédia devido as chuvas intensas. Na Vila Bernadete que não tinha classificação de risco, duas pessoas moreram e sete estão desaparecidas.
A prefeitura de Belo Horizonte disse que tem feito o monitoramento em tempo integral das condições meteorológicas e informou que o acumulado pluviométrico deve ser abaixo de 50 mm, segundo a Defesa Civil Municipal. Há possibilidade de pancadas de chuva (30 a 50 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de domingo (26).
A tarde da última sexta-feira, foi o dia de maior índice de chuva já registrado nos últimos 100 anos na grande BH.
ACUMULADO DE CHUVAS (mm) em 25/01/2020:
Só na região Centro-Sul, no acumulado de chuvas da média por milímetros até ás 6h40 da manhã de hoje, foi de 857,4 (261%).
Nas demais regionais os números do órgão são:
Barreiro: 766,8 (233%)
Leste: 683,0 (208%)
Nordeste: 654,4 (199%)
Noroeste: 814,2 (247%)
Norte: 526,2 (160%)
Oeste: 823,0 (250%)
Pampulha: 702,2 (213%)
Venda Nova: 585,4 (178%)
Foto: Reprodução/Globocop