O número de mortos após as enchentes no Rio Grande do Sul subiu de 171, no sábado (1º/6), para 172, neste domingo (2/6). Seguem desaparecidas 42 pessoas, além de 806 feridos. Os dados foram atualizados em boletim da Defesa Civil do estado divulgado na manhã deste domingo.
A quantidade de municípios afetados segue em 475 (do total de 497 cidades). Há ainda mais de 37 mil pessoas em abrigos e 580 mil desalojadas.
No total, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado há mais de um mês, desde o fim de abril.
Nível do Guaíba segue baixando
Como mostrado pelo Metrópoles, o nível do Guaíba recuou ainda mais neste domingo e atingiu 3,49 metros às 7h15, na régua da Usina da Gasômetro, em Porto Alegre, de acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
No sábado, o lago ficou abaixo da cota de inundação (de 3,60 metros) pela primeira vez em um mês, registrando 3,56 metros.
O recuo sinaliza que houve retorno ao leito normal e, no momento, não há risco de transbordamento. Ainda assim, o nível segue acima da cota de alerta, de 3,15 metros.
Neste ano de 2024, quando enchentes históricas atingiram o estado gaúcho, o Guaíba chegou a atingir 5,35 metros em 5 de maio, superando em muito o recorde anterior, de 1941, quando chegou a 4,74 metros.
O Rio Grande do Sul tem chuvas fracas neste domingo, mas não há alertas de novos temporais.
Com informações do Metrópoles.
Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images.