Home Saúde Cidades mineiras começam a receber vacina contra o Coronavírus nesta terça-feira (19)

Cidades mineiras começam a receber vacina contra o Coronavírus nesta terça-feira (19) Profissionais da Saúde tomaram a CoronaVac em ato simbólico ontem com a chegada das 577 mil doses da Coronavac destinadas ao estado mineiro. Juiz de Fora receberá o maior número, na sequência, Montes Claros. Belo Horizonte ficará com 60 mil doses.

19 de janeiro de 2021, 08h40 | Por Redação ★ Blog do Lindenberg

by Redação ★ Blog do Lindenberg

Cidades mineiras começam receber nesta terça-feira (19) a vacina contra o Coronavírus, doença que já matou no estado 13.483 pessoas em decorrência da Covid-19. De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, divulgado na manhã de ontem, Minas Gerais já confirmou 646.091 casos de coronavírus. Das 577 mil vacinas recebidas, 60 mil ficarão em Belo Horizonte e as demais serão distribuídas para as 28 Superintendências Regionais de Saúde.

A distribuição das doses da CoronaVac para todo o estado começou na madrugada de hoje.

As 241 caixas chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite de ontem (18).

Ao todo, 27 regionais de saúde do interior, além de Belo Horizonte, vão receber doses com a vacina.

CoronaVac é a vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, cujo uso emergencial foi aprovado neste domingo (17).

A logística de transporte da vacina vai envolver a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. O transporte aéreo começa nas primeiras horas desta terça.

Veja o número de caixas que cada regional vai receber:

Juiz de Fora – 14 caixas
Montes Claros – 11 caixas
Uberlândia – 9 caixas
Divinópolis – 9 caixas
Pouso Alegre – 8 caixas
Varginha – 7 caixas
Coronel Fabriciano – 7 caixas
Barbacena – 6 caixas
Januária – 6 caixas
Uberaba – 6 caixas
Governador Valadares – 5 caixas
Teófilo Otoni  – 5 caixas
Ubá – 5 caixas
Sete Lagoas – 5 caixas
Itabira – 4 caixas
Patos de Minas – 4 caixas
Passos – 4 caixas
Ponte Nova – 3 caixas
São João Del Rei – 3 caixas
Diamantina – 3 caixas
Manhuaçu – 3 caixas
Alfenas – 3 caixas
Leopoldina – 2 caixas
Unaí – 2 caixas
Pedra Azul – 1 caixa
Pirapora – 1 caixa
Ituiutaba – 1 caixa

As doses serão destinadas à imunização de profissionais de saúde, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas, e população indígena mineira.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalha em um plano de vacinação, que vem sendo discutido desde setembro do ano passado. As doses e os insumos serão distribuídos de maneira semelhante ao que já foi organizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Para isso, 50 milhões de seringas foram adquiridas. Desse total, 21 milhões chegaram ao estado e sete milhões já foram entregues às 28 Superintendências Regionais de Saúde. Caberá a cada um dos 853 municípios buscar as doses de vacina nessas unidades regionais.

Seguindo o PNI, o primeiro grupo prioritário é formado por profissionais de saúde que atuam diretamente no combate ao coronavírus, idosos residentes em asilos e indígenas residentes em aldeias.

Vacinados

Minas Gerais já tem os primeiros funcionários da saúde vacinados contra a COVID-19. Em cerimônia realizada no Aeroporto Internacional de Confins, na Grande BH, o governador Romeu Zema (Novo) se disse “honrado” pela chegada das 577 mil doses da Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, nesta segunda (18/1).

Foto: Alexandre Rezende / Nitro

O voo trazendo as doses de CoronaVac pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana, às 19h52 dessa segunda-feira.

Uma das primeiras imunizadas contra a doença foi a técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos, que trabalha no Hospital Eduardo de Menezes, referência no tratamento da doença em Belo Horizonte e Minas.

Além dela, outros quatro integrantes do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde e que atuam na linha de frente de combate à doença no Estado também receberam a dose da CoronaVac.

A vacinação teve um ato simbólico com a presença do governador Romeu Zema.

A cerimônia foi realizada logo após a chegada do primeiro lote de imunizantes ao Aeroporto Internacional.

Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Direitos Reservados

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário