Por conta do volume de chuvas registrado nas últimas horas, cinco das nove regionais de Belo Horizonte estão sob alerta de risco geológico pelo menos até a próxima sexta-feira (6), de acordo com a Defesa Civil. A região com maior risco de desabamentos e deslizamentos é a Oeste, onde já foram registrados 85,6 mm de chuva, o que representa 25,2% do volume esperado para todo o mês de dezembro na região.
Só nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros registrou 49 ocorrências relacionadas à chuva, sendo 24 de queda de árvores. E BH e outras 608 cidades mineiras seguem sob alerta de perigo para tempestade, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos. Algumas cidades podem registrar chuvas de até 100 mm e ventos de até 100 km/h.
Para evitar transtornos, o novo “Defesa Civil Alerta” está disponível para todo o Estado, sem testes, a partir desta quarta-feira (3). O sistema funciona por geolocalização e notifica situações extremas para os moradores. O Governo de Minas pede que, se o alerta aparecer, a população não o ignore e procure um lugar seguro imediatamente.
Com informações da Band Minas.
Foto: Fred Magno.