Home Comentários Ciro Gomes vem aí… para um encontro com Kalil

Ciro Gomes vem aí… para um encontro com Kalil Comentário da Tarde - Por Carlos Lindenberg

8 de fevereiro de 2022, 17h16 | Por Carlos Lindenberg

by Carlos Lindenberg

Essa é quente e vai esquentar ainda mais quando o prefeito Alexandre Kalil recebe nessa sexta-feira o ex-governador e ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes.

Kalil já esteve com Ciro Gomes, que, aliás, sempre saiu em sua defesa, quando vez por outra foi atacado pelo presidente Bolsonaro ou até mesmo em algumas trombadas com o governador Romeu Zema. Kalil, ao que consta, teria votado em Ciro Gomes, em 2018.

O prefeito de Belo Horizonte, que vence o governador na região metropolitana, mas perde para Zema no interior, onde aliás está o maior potencial de votos, vem sendo cogitado para montar aqui, em Minas, um palanque para o ex-presidente Lula, o que sugere que já existem entre os dois o início de algum entendimento, embora ambos digam que não existe nada disso. Ainda outro dia, o prefeito disse que recebeu um telefonema do ex-presidente, mas que falaram apenas de futebol, como se isso fosse possível quando duas lideranças políticas acorrem ao telefone – ainda que Tancredo, por exemplo, jamais usasse o seu próprio telefone para alguma conversa com conteúdo político. Em ocasiões assim, ele ia à casa de um conhecido empreiteiro que morava perto do Mangabeiras ( que Zema alugou para a casa cor) e de lá conversava com seus interlocutores, que não eram poucos – de forma que a conversa de Kalil com Lula não deve ter ficado restrita ao futebol.

O fato é que um enviado de Kalil, Adalcléver Lopes, já esteve em o ex-presidente e ainda recentemente o Lula convocou importantes lideranças do PT mineiro para uma avaliação da situação política em Minas. É sabido que o ex-presidente quer fechar um acordo para ganhar no chamado triangulo das Bermudas, ou seja, em Minas -segundo maior colégio eleitoral do país – no Rio de Janeiro e em São Paulo, que se somariam ao Nordeste ( por sinal onde estão nesta terça feira, 08/02, Bolsonaro e o ex-juiz Sérgio Moro) para garantir a vitória do ex-presidente. Nessa quadra é que se encaixa a vinda do ex-candidato à presidência Ciro Gomes a Belo Horizonte. Ciro deve querer melar um possível entendimento entre Kalil e Lula e tentar um acordo pelo qual o prefeito de Belo Horizonte poderia vir a apoiá-lo, já que Ciro, com cerca de oito ou nove pontos nas pesquisas, insiste em ser candidato na busca da sonhada terceira via. A vinda de Ciro a Belo Horizonte sem dúvida irá esquentar o ambiente político mineiro, radicalizado entre Kalil e Romeu Zema. É acompanhar para se ter ainda na sexta, se possível, algum sinal de que direção Ciro e Kalil poderão tomar – se bem que essas coisas não têm pressa, pelo menos para efeito de formação das federações partidárias ou das convenções que começam a se aproximar. Esse encontro, certamente, irá esquentar a modorrenta política mineira – que, no entanto, vem sendo movimentada pelas lives do governador Zema, ora lavando panelas, ora pegando mangas no pé, mas sempre inquieto, quando não está viajando pelo interior do Estado, viagens aliás suspensas porque Zema foi alcançado pela Covid-19.

Foto: Montagem Dom Total/ Ueslei Marcelino e Amira Hissa

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário