A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), publicou uma mensagem de solidariedade ao DCM nesta quinta-feira (8), após o site voltar ao ar. O Diário do Centro do Mundo foi censurado pela Justiça do Tocantins após a deputada bolsonarista Janad Valcari (PL-TO) mover uma ação contra uma reportagem que a denunciava em um suposto esquema de mau uso do dinheiro público.
“Minha solidariedade ao jornalista Kiko Nogueira e equipe do site DCM que, numa clara violação à liberdade de imprensa, tiveram que lidar com a derrubada do site, após reportagem denunciando suposto esquema de corrupção envolvendo a deputada estadual Janad Valcari”, escreveu Gleisi.
Na sequência, ela explicou que “a suspeita é de que parlamentar bolsonarista tenha faturado R$ 23 milhões repassando dinheiro de emendas para prefeituras do Tocantins contratarem shows da banda Barões da Pisadinha, que a própria Valcari era empresária”.
“O Ministério Público investiga o caso. E o DCM já está no ar novamente”, finalizou a petista em sua publicação. Em comunicado, logo após o retorno, o Diário afirmou que “este recomeço não é apenas uma vitória para nossa equipe, mas para a liberdade de expressão e a democracia em nosso país”.
Minha solidariedade ao jornalista Kiko Nogueira e equipe do site @DCM_online que, numa clara violação à liberdade de imprensa, tiveram que lidar com a derrubada do site, após reportagem denunciando suposto esquema de corrupção envolvendo a deputada estadual Janad Valcari. A…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) August 8, 2024
Afirmando que “sociedades saudáveis são construídas sobre a base da transparência e da responsabilidade”, o DCM escreveu, em editorial, que não deixará de “combater o fascismo, tão presente em setores do judiciário”.
“A censura que enfrentamos é um lembrete de que, apesar dos avanços, a luta pela liberdade de expressão ainda é necessária. Não só nós, mas todos os veículos de comunicação que buscam relatar a verdade devem permanecer vigilantes diante de tentativas de silenciamento”, afirmou.
Com informações do Diário do Centro do Mundo.
Foto: Reprodução.