Após a melhora nos índices de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI por dias seguidos, a prefeitura da capital anunciou a abertura e a ampliação de uma série de serviços. Feira Hippie, clubes e bares com música ao vivo poderão voltar a funcionar.
Em nova modalidade, a feira de artesanato vai se estender da Avenida Carandaí até a Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. De acordo com o secretário, esta é uma medida para que o espaço seja ampliado entre as barracas. As barracas para alimentação ficarão na Rua Espirito Santo, esquina com Avenida Afonso Pena.
A mudança vai impactar no trânsito. Segundo o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, o trânsito vai funcionar como no feriado de 7 de Setembro. “Precisamos avisar à população sobre das mudanças que acontecerão nos trajetos dos coletivos”, comentou Machado.
Porém, o secretário alerta que a pandemia ainda não acabou e a taxa de mortalidade da Covid-19 é alta. A letalidade na capital chega, em média, a 2,9%. Já na periferia, este índice pode ultrapassar os 20%.
Clubes
Jackson ressaltou que “as regras são muitas” e estão sintetizadas na portaria que deve ser publicada neste sábado (19). “As regras são muitas para (a reabertura dos clubes) e estão todas sintetizadas na portaria que vai sair amanhã cedo. Mas é um protocolo que já está disponível online há mais ou menos um mês no site”, disse o secretário de saúde. Porém, o protocolo não foi encontrado no portal.
“Sauna fica fechada e para o uso de piscina é necessário seguir a regulamentação, com distanciamento, número restrito de pessoas por raia”, afirmou o secretário municipal de Saúde.
Ao serem questionados sobre o uso de quadras para esporte dentro dos clubes, o scretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis: “De um modo geral, a gente aconselha que todas as atividades coletivas sejam evitadas, mas a gente não está proibindo. Recomendamos o uso máscaras quando estiverem praticando e que tomem todos os cuidados.”
Bares e restaurantes
A prefeitura também anunciou que bares e restaurantes vão poder funcionar agora de segunda a domingo, das 11h às 22h, sendo que a venda de bebidas alcoólicas só pode ser feitas a partir de quarta-feira, das 17h às 22h.
Música ao vivo também será permitida nestes locais, já a partir deste sábado (19), desde que haja uma proteção acrílica entre os artistas e a plateia.
A praça de alimentação dos shoppings também estará autorizada das 12h às 22h.
Foto: Divino Advincula/PBH