Home Belo Horizonte Com déficit de profissionais, Hospital das Clínicas da UFMG fecha leitos e limita atendimentos

Com déficit de profissionais, Hospital das Clínicas da UFMG fecha leitos e limita atendimentos

12 de julho de 2019, 19h33 | Por Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

by Carlos Lindenberg com Letícia Horsth

A unidade é um dos principais hospitais universitários do país e referência de atendimento em Belo Horizonte e Minas Gerais. Nele são realizados transplantes, atendimento de pacientes da oncologia, casos de doenças raras, cirurgias cardíacas, entre outros. Só no primeiro semestre, 30 leitos já foram fechados, sendo esses de CTI, clínicas médica e que também são utilizados para cirurgia.

Para repor o os médicos, a unidade precisa realizar concurso público para repor o pessoal, o que não está sendo autorizado pelo governo federal. De acordo com o Conselho do Hospital das Clínicas, das 3.175 vagas autorizadas pelo governo federal para a instituição, hoje, apenas 2.870 profissionais estão em atividade. A administração já recebeu negativas do governo federal ao solicitar a abertura de concursos públicos, e não há previsão para novas contratações.

Por nota, o Ministério da Economia alegou que a gestão da unidade está sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, e que também é de competência da empresa administrar unidades hospitalares, dentre outras atribuições. E esclarece que no caso de empresas estatais federais, que têm autonomia de gestão de sua força de trabalho, não compete ao Ministério da Economia autorizar a abertura de concurso.

A Ebserh se posicionou, também por meio de nota, informando que tem realizado desde o início do ano contratações e reposições para os hospitais universitários federais que administra. Em 2019, mais de 4.700 profissionais foram convocados para 39 hospitais da Rede via concurso público, forma legal de contratação desses profissionais. Somente na última semana, 767 pessoas foram chamadas. E conforme acontecem aposentadorias e saída de profissionais, o hospital e a sede da Ebserh estudam formas de realizar as reposições, seja chamando via lista de concurso público vigente ou estudando a viabilidade de incluir essas vagas dentro de um próximo concurso nacional, respeitando o limite do quadro aprovado de pessoal pelo Ministério da Economia. Dentro deste contexto, situações pontuais e temporárias como a do HC-UFMG podem acontecer. E que para resolver essa questão, 183 novas convocações foram realizadas para a unidade na última semana.

LEIA TAMBÉM

Envie seu comentário