Por Itatiaia
O comício do ex-presidente Lula em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (18), terá esquema de segurança especial planejado pela Polícia Federal e demais forças de segurança. O ato, primeiro comício em espaço público do petista nesta campanha, está marcado começar às 18h na Praça da Estação, no Centro da capital mineira.
Atiradores de elite, agentes à paisana e monitoramento por drone fazem parte do esquema montado pelo Comando de Operações Táticas (COT), unidade de elite da Polícia Federal. A estrutura para segurança envolve ainda a Polícia Militar de Minas e a Guarda Municipal de Belo Horizonte. As informações são do Jornal O Globo.
A PF reforçou a segurança em torno do ex-presidente após identificar ameaças recentes contra o petista, líder nas pesquisas de intenção de voto. No começo deste mês, agentes federais tiveram que fazer uma varredura de urgência no prédio do Sindicato dos Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo-SP, após ameaça não confirmada de explosão de bombas no local.
Convocação
Lula, que vai discursar ao lado do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), convocou apoiadores para o ato desta noite.
“Eu não vou chegar aos estados falando mal das pessoas. Em Minas, eu vou falar bem do Alexandre Kalil, que é um cara que parece brabo, mas cheio de garra, que tem bom sentimento e que foi um grande prefeito de Belo Horizonte”, disse Lula em publicação nas redes sociais.
O ex-presidente disse, ainda, que o povo mineiro sabe o que aconteceu quando ele foi presidente da República.
“Minas respira democracia, desenvolvimento e é para reconstruirmos juntos nosso Brasil que eu espero o povo mineiro amanhã no ato em Belo Horizonte”, afirmou.
Minas
Minas Gerais foi escolhida como um dos destinos prioritários para os dois principais candidato à Presidência da República nas eleições deste ano. Além do ato com Lula na Praça da Estação, no que será o terceiro dia de campanha eleitoral do ex-presidente, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) inaugurou sua campanha em Juiz de Fora, na última terça-feira (16), cidade onde sofreu um atentado à faca nas eleições de 2018.
De acordo com a última pesquisa eleitoral divulgada pela Genial/Quaest, a vantagem entre Lula e Bolsonaro, que era de 18 pontos percentuais em Minas Gerais no mês passado, caiu para nove pontos neste mês. No levantamento divulgado no dia 12 de agosto, Lula aparece com 42% das intenções de voto e Bolsonaro aparece com 33%. Em julho, eles tinham 46% e 28%, respectivamente.
Foto: Ricardo Stuckert