Declaração Pública
A Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz de Belo Horizonte vem expressar sua profunda admiração e reconhecimento ao trabalho da incansável defensora dos Direitos Humanos, Dona Helena Greco. Dona Helena Greco graduou-se em Farmácia em 1937 pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem reconhecimento internacional por sua luta em defesa dos Direitos Humanos.
Foi vereadora eleita em Belo Horizonte em 1982, exercendo dois mandatos. Lutou contra a ditadura “empresarial-militar” que se instalou no Brasil a partir de 1964, em defesa da vida, da liberdade e da democracia; fundou do Movimento Feminino pela Anistia e participou ativamente em grande parte dos movimentos que envolveram o binômio direitos humanos e cidadania, idealizando e criando várias entidades, entre elas, a Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte; o Conselho Municipal de Direitos da Mulher; o Fórum Permanente de Luta pelos Direitos Humanos de Belo Horizonte; o Grupo de Trabalho Contra o Trabalho Infantil e o Movimento Tortura Nunca Mais.
A Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz, como órgão da Arquidiocese de Belo Horizonte, vem trazer assim, a importante e permanente lembrança de pessoas, que como Dona Helena Greco, defendem a vida contra a violência em suas mais variadas formas.
Belo Horizonte, 31 de maio de 2023
COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DE JUSTIÇA E PAZ
Foto: Reprodução