Por DCM
Um novo recorte da pesquisa mais recente da série Genial/Quaest mostra que a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas, inclusive entre bolsonaristas, recuou desde o fim do ano passado. O diretor do instituto, Felipe Nunes, usou as redes sociais para divulgar os dados:
Pesquisa Genial/Quaest publicada hoje mostra queda expressiva de confiança nas forças armadas nos últimos 6 meses. Confia muito caiu de 43% para 33%, não confia saiu de 18% para 23%.
A queda de confiança mais significativa se deu entre eleitores de Bolsonaro, o que sugere, na minha avaliação, algum tipo de frustração sobre alguma expectativa que havia entre esse segmento.
Na bateria de confiança institucional as igrejas e a polícia militar aparecem no topo da lista. As forças armadas ficam em 4 lugar. As maiores desconfianças ficam com os partidos, o STF e o congresso nacional, ou seja, instituições democráticas.
No comparativo, apenas as forças armadas viram sua confiança cair. As outras instituições mantiveram seus patamares praticamente estáveis.
Pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.029 pessoas entre os dias 10 e 14/08. Margem de erro máxima estimada é de 2.2 pontos percentuais.
1/ Pesquisa Genial/Quaest publicada hoje no jornal @OGloboPolitica mostra queda expressiva de confiança nas forças armadas nos últimos 6 meses. Confia muito caiu de 43% para 33%, não confia saiu de 18% para 23%. pic.twitter.com/y4pl9DrixE
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) August 21, 2023
Foto: Cristiano Mariz