Amanhã, dia 15 de Agosto, é celebrado o feriado municipal de Assunção de Nossa Senhora e o dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, a santa padroeira da capital mineira. Mas, fique atento ao funcionamento do comércio e serviços públicos em BH.
O comércio poderá funcionar durante esta quinta-feira (15), porém, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, os lojistas poderão escolher abrir suas lojas ou não. O comércio atacadista e o varejista de automóveis e acessórios devem permanecer fechados.
O prefeito Alexandre Kalil anunciou em uma rede social, nessa terça-feira (13), que a sexta-feira (16) terá ponto facultativo no serviço público. Na quinta-feira (15), há o feriado municipal, pois são celebrados na igreja católica a Assunção de Nossa Senhora e o dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital.
Assim como a prefeitura da capital, o governo de Minas Gerais decretou ainda na semana passada o ponto facultativo para os servidores públicos estaduais, na sexta-feira (16), que trabalham em municípios nos quais é feriado na quinta.
A determinação só não é válida em condições mais específicas, como para serviços médicos, segurança pública, Unidades de Atendimento Integrado (UAI), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestação, Fundação TV Minas Cultural e Educativa e os dos museus, cujo critério fica a cargo das autoridades competentes.
A Superintendência de Limpeza Urbana informou que haverá coleta domiciliar de resíduos em BH, além do recolhimento de resíduos comuns em hospitais atendidos pela autarquia. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) estarão abertas. Na sexta-feira, dia 16, todos os serviços de limpeza urbana serão realizados normalmente na cidade.
Sobre o trânsito e transporte, o quadro de horários serão de Domingo/Feriado; sexta-feira, dia 16, quadro de horário será dia Útil/Atípico e a partir do sábado, dia 17, o quadro de horário seguirá o padrão.
Em atendimento a população, o BH Resolve ficará fechado na quinta-feira, dia 15, e na sexta-feira, dia 16.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, a Central de Internação, o SAMU, Serviço de Urgência de Psiquiátrica Noturno e os laboratórios das UPAs funcionam normalmente 24h por dia. Os centros de saúde não funcionam na quinta-feira, dia 15. Já na sexta-feira, dia 16, funcionam das 7h às 17h. No sábado, dia 17, e domingo, dia 18, não funcionam.
A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) informou que os supermercados situados em BH funcionarão normalmente nesta quinta-feira, 15 de agosto, feriado municipal de Assunção de Nossa Senhora. A abertura das lojas está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) celebrada entre o sindicato dos empregados e o Sincovaga.
Os restaurantes populares II, III, IV e o refeitório popular não funcionarão. Já os shoppings funcionarão entre 14h e 20h.
De acordo com a Arquidiocese, a Festa da Padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem, vai marcar a abertura da 6ª Assembleia do Povo de Deus (6ª APD), no dia 15 de agosto, durante com Momento Celebrativo da Palavra no canteiro de obras da Catedral Cristo Rei, às 15h. A celebração, presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, reunirá bispos, padres, evangelizadores consagrados e fiéis leigos. Depois da celebração, uma procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem será realizada até a Praça da Rodoviária. De lá, os fiéis partem em procissão pela Av. Afonso Pena até o Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Na Praça do Santuário, será celebrada Missa Solene, que concluirá a Festa da Padroeira, às 18h.